É normal sair fumaça do escapamento da moto no frio?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
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Nos dias frios é comum ver uma nuvenzinha de "fumaça" branca saindo do escapamento, mas não é fumaça de verdade. É apenas vapor de água se condensando ao sair do cano de escape.

Dia ou outro a moto vai dar uma fumadinha, isso acontece. Apesar de ser mais provável nas motos com altas quilometragens, mas saiba que, mesmo com pouco uso, basta uma regulagem inadequada e sua moto também pode começar a fumar.

Essa queima pode causar problemas sérios ao motor devido à ausência de lubrificação. Em outras situações, que chegam a ser mais comuns, a causa da fumaça azulada é que os pistões podem estar muitos desgastados.

Mas há uma peça que deve receber mais atenção do que todas: o motor.
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  1. Sobreaquecimento frequente. ...
  2. Motor fundindo. ...
  3. Motor batido. ...
  4. Defeito de injeção eletrônica.

Em alguns casos, a troca da junta ou dos pistões pode resolver. Em outros, pode ser necessária uma retífica completa. Quando esse for o caso, depois de aberto o motor, a câmara de combustão terá seu diâmetro aumentado, será brunida e novos pistões serão instalados. O conserto leva, em média, 25 horas de mão de obra.

A origem do fogo no escape está relacionado com a mistura ar-combustível muito rica. Durante forte aceleração, o corpo da borboleta está plenamente aberto e a injeção está pulverizando com alta pressão o combustível no coletor de admissão (ou dentro da câmara se for injeção direta).

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

A causa mais comum por que a moto solta óleo pelo cano de escapamento é que tenha uma proporção deste líquido maior que a recomendável na mistura de gasolina. Este desajuste provoca que o óleo que sobra se elimine pelo escapamento.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Acelere suavemente e troque as marchas no tempo certo; De 500 a 1.000 kmNeste período, é possível acelerar mais um pouco, mas em curto período de tempo. A orientação é que o piloto varie a velocidade. Ao final dos 1.000 km, troque o óleo.

Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Se ela surgir quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Assim, ela acaba saindo pelo escapamento em forma de fumaça.

Fumaça Azulada
Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.