Porque o escapamento da moto fica azul?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.

É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga.

Alguma parte do motor danificado ou rompido
Quando o líquido do arrefecimento baixar rapidamente, ele logo vai queimar na câmara de combustão e aí pode esperar que logo aparecerá a fumaça branca no escapamento. Também é um indício de que alguma parte do motor está danificado ou rompido.

Ruído de estouro no escapamento não é normal, o sintoma pode estar indicando um defeito na peça ou falha de regulagem, além disso podem ocorrer consequências ao funcionamento e também ao motor.

Nas motos a dica principal é aplicar o spray como uma camada de proteção antioxidante. Isso vale para peças cromadas como escapamento e amortecedores, que também ficam com mais brilho depois da aplicação se lustrados com pano macio.

Se você for customizar o escapamento da moto, a dica é nunca fazer isso por conta própria. O motivo é o risco de causar danos ao funcionamento do veículo.

Aquela fumacinha azulada que aparece logo pela manhã é algo comum que acontece apenas na primeira partida enquanto o motor está frio. Normalmente isso não deveria acontecer em motos novas, mas também não significa que seu motor esteja precisando de retífica.

A queima do fluido de arrefecimento dentro da câmara de combustão ocorre, na maior parte das vezes, quando uma das juntas do motor está rompida, danificada ou queimada. Essa fumaça branca também produz outro sinal: o nível do fluido de resfriamento tende a baixar muito rápido.

Fumaça Branca
Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Desse modo, acaba saindo pelo escapamento em força de fumaça.

Existem inúmeras causas para a alteração no nível do óleo motor, como por exemplo: Vazamentos ocasionados por falhas nas vedações de retentores e juntas; Consumo de lubrificante por meio da queima na câmara de combustão do motor; Utilização de óleo não especificado para o motor.

Para saber como limpar o escapamento de moto por dentro, primeiro é preciso compreender que há duas opções: uma delas é utilizar um produto descarbonizante no combustível da moto, e a outra é retirar e desmontar o escapamento por completo. Caso você deseje usar os produtos descarbonizantes, é bem simples.

Fumaça preta: alto consumo de combustível
Esse é o maior alerta que você deve ter ao perceber que está saindo fumaça preta do escapamento do seu carro: com certeza, você está gastando mais combustível do que deveria.

Fumaça Azulada
Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.

Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes. Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.