Quanto tempo dura um escapamento de moto?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

dois anos

A vida útil do escapamento possui uma média de dois anos, porém quando a instalação e a manutenção são feitas corretamente esse tempo pode aumentar. Sendo assim, é ideal ser feita com freqüência a manutenção da moto, pois assim evita problemas mais sérios.

Dicas para ajudar a melhorar o sistema de escapamento do carro

  1. Abasteça com combustível confiável. ...
  2. Tenha uma boa direção. ...
  3. Evite deixar o carro na garagem. ...
  4. Só instale peças originais. ...
  5. Nunca se esqueça da manutenção.

Se o coletor de escape estiver rachado, o som é parecido com um rugido, cliques ou sons parecidos com tiros do motor. Agora se o barulho for um aumento de ruído geral no seu veículo, isso pode indicar um problema com o silenciador. Se ouvir um assobio, pode ser que o seu escapamento esteja quebrado.

O que prejudica? Um dos principais fatores é a baixa qualidade do combustível. E como o catalisador é uma peça fundamental, porque transforma os gases poluentes em uma substância menos tóxica, ele se deteriora mais rápido. Há 30 anos, um sistema de escapamento durava cerca de cinco anos.

Variação no lubrificante do motor; Entrada de água nos tubos; Furos no escapamento; Batidas.

O inciso XI, do mesmo artigo, também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso. A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador.

Por não haver uma legislação que proíba o uso de escapamento esportivo em carros e motos, a simples presença desta peça não é passível de multa por um agente de trânsito. Contudo, se o escapamento estiver fora das tolerâncias para ruídos e emissão de gases poluentes, o veículo pode ser autuado.

Por que escapamento furado gasta mais combustível? Se o furo ocorrer antes da sonda lambda, dentro de certos limites, provocará uma falsa leitura de mistura pobre, forçando o sistema de gerenciamento eletrônico a enriquecer a mistura.

Isso ocorre devido ao acúmulo de umidade no sistema. Em carros que rodam mais essa umidade é eliminada pelo aquecimento do motor. Por isso, evite fazer trajetos curtos.

Em carros aspirados, dá para ganhar uns 5 cv. Nos motores superalimentados, mais sensíveis às restrições de escape, espere pelo menos 10 cv.

Para muitas motos, é possível apenas 'furar' a parte da saída do escapamento para mudar o fluxo de ar e aumentar o barulho produzido pelo motor. Em outros casos, é preciso tirar o bico do escapamento e furar o próprio equipamento. Esse processo é mais difícil, mas também funciona nas motos que usam esse acessório.

Além dos danos à atmosfera, dos incômodos para a audição dos ocupantes de um veículo e do aumento no consumo do automóvel, andar com um escapamento furado faz mal para o bolso.

Carburador desregulado – Escapamento da moto dando tiro
Isso ocorre porque o carburador é um mecanismo que fornece o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão. É dentro dele que os componentes se unem na proporção correta para que sejam queimados de forma a fazer o motor funcionar.

Com o passar do tempo, os escapamentos de motos e de carros costumam escurecer e apresentar incrustações ou corrosão devido ao acúmulo de sujeira, óleo, piche, entre outros materiais agressivos.

Sinais de problemas no escapamento do carro

  1. Barulho alto e trepidação. ...
  2. Odores fortes e diferentes. ...
  3. Assoalho superaquecido. ...
  4. Muitos ruídos.

É normal? Ruído de estouro no escapamento não é normal, o sintoma pode estar indicando um defeito na peça ou falha de regulagem, além disso podem ocorrer consequências ao funcionamento e também ao motor.

Ponteira Dupla Esportiva Escapamento em Aço Inox
As ponteiras são feitas em aço inoxidável 304 e não enferrujam ou perdem o brilho, pois são cuidadosamente polidas para produzir um brilho extremo. Pode ser utilizado em escapamentos com diâmetro entre 38 e 60mm.

Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte. Para resolver o problema, faça a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.

Os sistemas produzidos em aço inoxidável são os melhores, pois além de ser o material mais eficiente contra o surgimento da ferrugem é também o melhor contra a deterioração das peças principais do veículo.