Estou com muito medo de estar grávida?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Tocofobia é quando o medo de engravidar ou do parto é excessivo, chegando ao patamar de pavor irracional e sensação de iminência de morte. O medo de engravidar pode ser um reflexo da experiência negativa de pessoas próximas. E, embora algumas mulheres com tocofobia querem ser mães, muitas desistem.

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH),cerca de 85% dos casais que estão tentando engravidar conseguem obter o resultado positivo no teste de gravidez em até um ano. Mas há dois fatores que podem influenciar esse resultado: a idade da mulher e também a do homem.

Enjoos, sonolência, desejos alimentares e ausência e/ou atraso da menstruação são sintomas das mulheres “grávidas” psicologicamente. E como se não bastasse, a barriga e as mamas também podem crescer. Isso proporciona a sensação de que há algo mexendo na parte interna da região abdominal.

Sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, raiva e tristeza estão presente na vida da gestante naturalmente, mesmo sem querer. Também na gestação ocorrem alterações físicas que podem interferir no humor da mulher, como inchaço pela retenção de líquidos, cansaço, dificuldade de dormir e mais.

Alguns incômodos comuns na gravidez

  • Náuseas. Esse é um dos sintomas incômodos mais comuns da gravidez, principalmente nas primeiras horas da manhã. ...
  • Congestão nasal. ...
  • Tensão mamária. ...
  • Fatiga e sonolência. ...
  • Prisão de ventre. ...
  • Dores nas costas. ...
  • Inchaço nos pés. ...
  • Câimbras.

O período fértil é a fase em que as chances de engravidar aumentam, principalmente se a relação sexual desprotegida ocorrer cerca de 1 ou 2 dias antes do início da ovulação.

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez? Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

O coito interrompido é seguro para evitar gravidez? Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Ansiedade, irritação e crises de choro são frequentes, mas passam depois de alguns dias. Por outro lado, na gravidez, as variações de humor podem persistir do início até o nascimento do bebê.

Era tocofobia, nome dado "ao medo excessivo e irracional da gravidez e do parto.

Estar grávida gera bem-estar
Buscamos ter uma boa alimentação, saudável e equilibrada para o bom desenvolvimento do bebê e para nossa própria saúde. Ao mesmo tempo, fazer exercícios de respiração para o parto, ajudará a relaxar e evitará complicações durante o parto.