O que é a cultura de Adorno?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Neste sentido, Adorno diz que a cultura afirma os desejos que produz, sendo assim, ela é a base da personalidade que se adere. A personalidade só é mediadora na cultura que lhe é afirmativa, a cultura afirma o real, no entanto, o fato de que seja real não significa que seja verdade.

Portanto a ideologia é, inicialmente, a condição que propicia aos produtos espirituais a sua autonomia. (ADORNO, 1973, p. 184 et seq.) Ou seja, o produto espiritual imbuído de ideologia serve, antes de tudo, como instrumento de dominação de seus idealizadores sobre os seus consumidores e destinatários.

—Adorno – o que serve para embelezar; ornato, ornamento, enfeite. —Adornar – embelezar, enfeitar, ornar.

Adorno foi acusado, junto com outros autores que se debruçaram sobre a arte e a cultura, de negar a práxis, capitular diante dela e se refugiar na estética. Há comentadores que o acusam de atribuir à arte o mesmo papel que Marx conferia ao proletariado.

Adorno (1995b) argumenta que o pensar filosófico teria se tornado presa da coisificação, na medida em que se autonomizou do pensado e se tornou autocrático, traduzindo-se em fórmulas e funcionando como uma espécie de aparelho, comparável aos computadores.

A indústria cultural, portanto, não mede esforços para lançar os indivíduos em estado de indigência estética, isto é, no mais completo empobrecimento da reflexão crítica e da sensibilidade artística. A padronização é o valor decisivo desta proposta cultural.

Theodor Adorno e a Indústria Cultural
A principal expressão atribuída a Adorno e seus colegas da Escola de Frankfurt é "Indústria Cultural". Esse termo diz respeito à onipresente e maliciosa máquina de entretenimentos que está sob controle das grandes corporações midiáticas.

Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.

Cultura e ideologia são dois conceitos que estão presentes na nossa sociedade, possuem uma forte relação, mas têm suas diferenças. Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo.

O pensamento de Adorno
Ou seja, Adorno nota que a indústria cultural direciona para as pessoas a forma que elas devem se vestir, as linguagens que devemos utilizar, as músicas que devemos ouvir e até mesmo a vida que devemos viver, sendo essa sua principal crítica.

O conceito marxista de ideologia possui cinco características principais, nomeadamente: A naturalização, a universalização, a abstração, a lacuna e a inversão.

É nesse sentido que Adorno afirma ser a estética tradicional irreconciliável com a arte atual. A estética lida com dificuldade com a contradição inerente à produção artística dinâmica, dada a sua necessidade de, enquanto filosofia, estabelecer universalidade.

1 adereço, atavio, enfeite, ornamento.

Risco de acidentes: Adornos, como brincos grandes, colares compridos, pulseiras e até anéis podem facilmente ficar presos em máquinas, equipamentos e ferramentas, aumentando o risco de acidentes. Esses acidentes podem causar desde pequenos arranhões e cortes até lesões mais graves, como fraturas e amputações.

O filósofo afirma que, nas sociedades contemporâneas, as produções do espirito, ou seja, as manifestações culturais se transformaram em mercadoria, isto é, estão subordinadas ao lucro e ao consumo.

Em um texto clássico escrito em 1947, "Dialética do Iluminismo", Adorno e Horkheimer definiram indústria cultural como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura - filmes, livros, música popular, programas de TV etc. - como mercadorias e como estratégia de controle social.