Que palavra pode substituir Adorno?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

1 adereço, atavio, enfeite, ornamento.

Aquilo que é usado para adornar, enfeitar, embelezar, aumentar o brilho e tornar a própria pessoa, ou aquilo que ela representa, agradável ou atraente. Pode ser usado com propósito bom ou enganoso. A palavra hebraica para “adorno” é hadharáh, evidentemente derivada da raiz hadhár, que significa “honra”.

Aquilo que pode embelezar ou ser utilizado para enfeitar ou tornar alguém ou alguma coisa mais atraente; enfeite, ornato, atavio. [Tauromaquia] Manobras feitas pelos toureiros durante suas apresentações. Etimologia (origem da palavra adorno).

—Adorno – o que serve para embelezar; ornato, ornamento, enfeite. —Adornar – embelezar, enfeitar, ornar.

Os adornos decorativos são aliados da decoração e ajudam a reforçar o visual dos espaços em qualquer ocasião. Inspire-se com nossas dicas, complemente a aparência dos seus cômodos e renove o seu lar com estilo, autenticidade e criatividade!

A “Indústria Cultural”, termo criado por Adorno, foi um dos temas principais de sua reflexão. O termo foi criado para designar a exploração sistemática e programada dos bens culturais com finalidade do lucro.

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

2 Enriquecer com conhecimentos ou qualidades; embelezar, opulentar: Adornar o espírito, o texto, os versos.

Significa que andar longe da “sensatez” é o mesmo que um doente deixar de tomar seu remédio ou um soldado sair em patrulha desarmado. A sensatez, ou o bom senso, é o que evita que o homem aja por impulsos e faça o que não deve sem pensar, causando os males que o engolirão.

Risco de acidentes: Adornos, como brincos grandes, colares compridos, pulseiras e até anéis podem facilmente ficar presos em máquinas, equipamentos e ferramentas, aumentando o risco de acidentes. Esses acidentes podem causar desde pequenos arranhões e cortes até lesões mais graves, como fraturas e amputações.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

Resposta verificada por especialistas. Para Adorno o primeiro momento de aprendizagem tem como objetivo contrapor a educação autoritária, ou seja, a base emancipatória da educação, surge a partir de um modelo que evita a repressão e foca nos aspectos produtivos do indivíduo.

É nesse sentido que Adorno afirma ser a estética tradicional irreconciliável com a arte atual. A estética lida com dificuldade com a contradição inerente à produção artística dinâmica, dada a sua necessidade de, enquanto filosofia, estabelecer universalidade.

Resposta: Atualmente a joia além de marcar e registrar algumas datas como nascimento, comemoração dos quinze anos, formatura, noivado e casamento, ela também possui um fim estético, que é o adorno, uma das características mais importantes das joias, se não o seu papel principal.

Adorno e a educação contra a barbárie
Theodor W. Adorno foi um importante filósofo e crítico teórico da Escola de Frankfurt. Em sua obra "Educação após Auschwitz", destacou a exigência fundamental de que eventos monstruosos como o Holocausto não se repitam.

5 dicas sobre como combinar itens decorativos

  1. Escolha o estilo de decoração. A primeira dica para escolher os objetos decorativos mais adequados é pensar no estilo de decoração. ...
  2. Utilize as cores com estratégia. ...
  3. Use um objeto decorativo de destaque. ...
  4. Considere a funcionalidade dos itens. ...
  5. Busque por novidades e tendências.

Poderíamos dizer, em resumo, que o pensamento teórico-crítico de Adorno focaliza-se na crítica (negação) de todo e qualquer processo de alienação do sujeito, mediatizado pela indústria cultural e que conduz a sociedade para um estado de profunda barbárie.

Escreveu, entre outros, Filosofia da Música Moderna (1949) e Filosofia Estética (publicado postumamente, em 1970). Seus textos têm o poder do esclarecimento, de tornar compreensível a realidade, e permanecem atuais, independentemente da passagem do tempo.

Em suas aulas e ensaios, Adorno diversas vezes procurou contrastar a sociologia com a sua teoria crítica que tem como objeto a práxis social dos homens e seus resultados, enquanto que, em Durkheim, o objeto da sociologia era o fato social e, em Max Weber, o sentido da ação social.

Segundo Adorno (1995b, p. 73), o tempo em que se está “livre” tem por função restaurar a força de trabalho, o tempo livre do trabalho–precisamente porque é um mero apêndice do trabalho – vem a ser separado deste com zelo puritano. decisão e sim é levado e ordenado pelo coletivo.