Qual foi o conceito criado por Adorno?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.

O termo Indústria Cultural (do alemão, Kulturindustrie) foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).

Essa expressão foi citada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento“, escrito por dois sociólogos alemães: Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Adorno foi acusado, junto com outros autores que se debruçaram sobre a arte e a cultura, de negar a práxis, capitular diante dela e se refugiar na estética. Há comentadores que o acusam de atribuir à arte o mesmo papel que Marx conferia ao proletariado.

Adorno (1995b) argumenta que o pensar filosófico teria se tornado presa da coisificação, na medida em que se autonomizou do pensado e se tornou autocrático, traduzindo-se em fórmulas e funcionando como uma espécie de aparelho, comparável aos computadores.

Resumo: Para Adorno, a educação tem por objetivo principal a emancipação humana. Emancipar, como veremos, significa criar condições para que cada um possa viver livremente, e assim ser capaz de desenvolver todas as suas potencialidades.

Esclarecimento é o acto e a consequência de esclarecer, noutros termos, consiste em dar uma explicação. Este verbo refere-se a fazer algo menos escuro, seja fisicamente ou simbolicamente. O esclarecimento traz clareza ou nitidez.

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

Adorno (1903 – 1969) foi um filósofo, sociólogo e musicólogo alemão. Foi um dos principais membros da primeira geração da chamada Escola de Frankfurt e também um dos principais pensadores da teoria crítica, modo de pensar a sociedade inaugurado no pensamento da escola de Frankfurt pelo filósofo Max Horkheimer.

A indústria cultural, portanto, não mede esforços para lançar os indivíduos em estado de indigência estética, isto é, no mais completo empobrecimento da reflexão crítica e da sensibilidade artística. A padronização é o valor decisivo desta proposta cultural.

Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar: A A arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público.

A Indústria Cultural foi um importante conceito desenvolvido no século XX pelos pensadores Theodor Adorno e Max Horkheimer da Escola de Frankfurt, a respeito da massificação das produções culturais daquela época, e essa teoria pode se estender para compreender o presente com o avanço da globalização.

É um conceito que se refere à produção em série de bens culturais, como ocorre com outros tipos de mercadoria. São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc.

Uma importante novidade nessa primeira abordagem filosófica da “cultura de massas” é que Horkheimer & Adorno rejeitaram esse termo, sob a alegação de que ele poderia sugerir uma cultura feita pelas massas para consumo próprio, quando o que estava em questão era o advento de um poderoso setor fabril, no qual a produção ...

Para Adorno, a arte apresenta a possibilidade de uma experiência que tenha sentido em si mesma e, portanto, livre das regras impostas pela indústria cultural. O caráter mimético da arte apresenta ao indivíduo que a contempla uma outra forma de experiência; ela é apenas uma promessa de felicidade.

A Teoria Crítica se vincula, inicialmente, à tradição Iluminista que vê na razão uma base possível de emancipação: “A teoria crítica faz jus ao programa iluminista de ousar pensar por si mesmo, como condição de possibilidade de autonomia do homem” (p.

É nesse sentido que Adorno afirma ser a estética tradicional irreconciliável com a arte atual. A estética lida com dificuldade com a contradição inerente à produção artística dinâmica, dada a sua necessidade de, enquanto filosofia, estabelecer universalidade.

Significado de adorno
Aquilo que pode embelezar ou ser utilizado para enfeitar ou tornar alguém ou alguma coisa mais atraente; enfeite, ornato, atavio.

Embora haja diferentes teorias sobre a origem etimológica do termo “adorno”, entende-se que reside no latim. Especificamente, o verbo “ordinare”, que é equivalente a “colocar tudo em seu lugar”.

Theodor Adorno defendeu que a cultura e a educação são instrumentos fundamentais para a emancipação humana e para a superação das condições sociais alienantes e opressoras.

A educação autoritária não consegue evitar as possibilidades destrutivas que o homem traz consigo; por isso, Adorno propõe uma educação “emancipatória”. Esse modelo educacional evita a repressão, se distancia da reprodução tecnicista e focaliza o aspecto produtivo da vida humana.