O que é a dança axé?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O Axé, ou Axé Music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o Samba-Reggae, Frevo, Reggae, Merengue, Forró, Ritmos do Candomblé, Pop Rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

O Axé é um estilo musical com estilo de dança próprio que surgiu e prosperou na Bahia. Então, a rigor, é uma manifestação cultural popular. A palavra Axé é uma saudação religiosa do candomblé (religião de origem africana). Ele tem suas origens no carnaval da Bahia.

Gente, o ritmo musical axé é símbolo do carnaval de Salvador e tem canções marcantes desde que surgiu na década de 1980!

O artista baiano que trouxe a axé-music pela primeira vez a Brasília foi o agora evangélico Cid Guerreiro, autor do Ilariê, o maior sucesso de Xuxa.

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

Axé pelo Brasil
O axé se espalhou pelo Brasil durante a década de 1990 e passou a tocar em festas durante o ano todo! A cantora Daniela Mercury foi uma das primeiras a tocar nas rádios com a música O Canto da Cidade, e depois, a Banda Eva, que lançou a Ivete Sangalo, que também se tornou muito conhecida.

Luiz César Pereira Caldas (Feira de Santana, 19 de janeiro de 1963) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro. É conhecido como o precursor axé, quando atingiu sucesso nacional em 1985 com a música "Fricote", além de um dos principais nomes do Carnaval de Salvador.

4. Quais os instrumentos do Axé?

  • Guitarra elétrica.
  • Baixo elétrico.
  • Percussão (conga, atabaque etc.)
  • Teclado.
  • E daí em diante.

A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.

No Candomblé, quando as pessoas desejam axé ou dizem que uma casa ou ritual está cheia de axé, isso significa dizer que há força, há uma potência energética que faz com que as pessoas ali saiam fortalecidas e movimentem esse axé para que todos que estão ali presentes, recebam essa força proveniente da energia dos ...

16 de agosto de 2014

A última edição do evento foi realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2014, pela primeira vez em agosto, mês fora do que acontecia há mais de 10 anos, e de volta à Arena Independência onde foi realizado pela primeira vez em 1999, teve como atrações essa edição.

Artistas de Axé

  • Léo Santana.
  • Ivete Sangalo.
  • É o Tchan.
  • Netinho.
  • Daniela Mercury.
  • Claudia Leitte.

O Axé Music como conhecemos surgiu na Bahia na década de 1980 durante o Carnaval de Salvador. Ele é uma mistura de vários estilos que possuem origens africanas ou provenientes do próprio estado, podendo ter elementos de ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro e outros.

Daí, um novo movimento surgiu no estado. Mas foi em 1985, com o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas, que o axé music deu o seu primeiro passo rumo ao sucesso. Esse, inclusive, é considerado como o marco da consagração desse gênero, que apenas seria batizado como “axé music” anos mais tarde.

Uma nova musicalidade surgiu na Bahia em especial dos blocos afro. Analisa-se o texto e o contexto do gênero musical axé music na história do carnaval de Salvador. A axé music possibilitou a difusão da negritude baiana.

A estética musical herdada pela Axé music é composta por diversos estilos e gêneros musicais locais e globais, como o frevo, o ijexá, o samba, o reggae, a salsa, o rock e lambada, entre outros.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.

a estética musical herdada pela axé music é composta por diversos estilos e gêneros musicais locais e globais, como o frevo, o ijexá, o samba, o reggae, a salsa, o rock e lambada. Percussão e guitarras – baianas, preferencialmente – temperavam o “caldei- rão” de uma cidade que reverbera música e etnicidade.

Com a marcada influência africana, muitos outros gêneros musicais foram originados na Bahia, a exemplo do ijexá, da chula, do samba-reggae e, mais tarde, o axé, o pagode e o arrocha.

A principal diferença no som vem do fato de que, na Bahia, o ritmo tem uma influência maior de instrumentos utilizados nas religiões de matriz africana, como os atabaques. E outra coisa muito importante: no samba baiano, não há cuíca.