O que é a luta feminista?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.

As principais reivindicações do movimento feminista nessa época foram:

  • igualdade entre os sexos;
  • direito ao voto;
  • ingresso feminino no mercado de trabalho;
  • igualdade jurídica;
  • participação feminina na política.

O que é feminismo e quais as suas principais vertentes

  • feminismo.
  • igualdade de gêneros.
  • LGBTQIA+
  • mulheres.
  • patriarcado.
  • sexismo.

Conjunto de movimentos e teorias, o feminismo teve três importantes fases, que marcaram a história da luta das mulheres por igualdade política, social e cultural.

O movimento feminista no Brasil surgiu no século 19 com a luta pela educação feminina, direito de voto e abolição dos escravos. Atualmente, existem várias organizações feministas no Brasil que defendem a equiparação do direito das mulheres ao dos homens.

Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como meta direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana, por meio do empoderamento feminino e libertação de padrões opressores baseados em normas de gênero.

No dia-a-dia, o feminismo é visto, em um discurso do senso comum, como um movimento em que as mulheres feministas propagam um discurso de ódio contra os homens, um discurso de recusa às posições tão legitimadas a ela (mãe, esposa, dona de casa).

O movimento feminista trouxe mudanças significativas na sociedade, especialmente a partir da 2ª onda. As principais consequências e falsas consequências apontadas são: Inserção das mulheres no mercado de trabalho (Falsa); Controle de natalidade (Verdadeira);

A causa feminista tenta vencer a histórica desigualdade de gênero, que ainda hoje se reflete em aspectos como violência contra a mulher, diferenças salariais entre homens e mulheres, forma como meninas e meninos são educados e até nos padrões de beleza impostos às mulheres.

“A principal característica que torna uma pessoa feminista é a defesa da igualdade entre homens e mulheres em todos os âmbitos da vida, seja econômico, cultural ou político”, afirma Beatriz Sanches.

O feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar direitos iguais entre homens e mulheres. No Brasil, ganhou força a partir da década de 1960 e, ao longo dos anos, dividiu-se em diversas vertentes, como feminismo negro, radical, interseccional, trans e liberal.

fe·mis·mo mo. Comportamento ou linha de pensamento segundo a qual a mulher domina socialmente o homem e lhe nega os mesmos direitos e prerrogativas. Confrontar: feminismo.

Com o crescimento do movimento feminista, a mulher tem alcançado cada vez mais, apesar de lentamente, lugares antes negados a elas. Essa ascensão permitiu-lhes questionar os dogmas sociais dentro dos quais estão inseridas. Dentro da pesquisa histórica, fatos já dados como verídicos puderam ser questionados.