O que é amido e qual a sua função?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes. Sua síntese é consequência do excesso de glicose da fotossíntese. A glicose é o monossacarídeo mais utilizado como fonte de energia pelos seres vivos.

Por serem produtos de origem animal, os ovos também são alimentos sem amido.

O amido de milho pode ser consumido por celíacos
Pessoas celíacas são aqueles que possuem intolerância ou alergia a glúten, o que significa o consumo da substância pode ser, em casos extremos, letal.

O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha.

O amido e a glicose são compostos importantes para o metabolismo dos seres vivos. Eles são conhecidos também como compostos energéticos. Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia. O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética.

O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

A colina, nutriente encontrado na gema do ovo, protege o fígado contra uma grande variedade de substâncias tóxicas ao mesmo tempo em que atua na desintoxicação de metais pesados.

As bananas verdes possuem em torno de 70% a 80% de amido, mas durante o amadurecimento o amido é convertido em açúcar, restando apenas 1%. A banana geralmente possui 20% de açúcar, sendo inferior apenas as tâmaras, as bananas da terra ou plátanos possuem em torno de 6% de açúcar.

A maçã é um dos frutos mais consumidos no Brasil e apresenta alto valor nutricional. Esses frutos, quando ainda verdes, possuem grande quantidade de amido que, durante a fase de maturação, tende a ser convertido em açúcares.

* Vegetais amiláceos são aqueles ricos em amido como: batatas, inhame, mandioca e batata doce. ** Vegetais não amiláceos são: cenoura, beterraba, nabo, vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.

Por isso, a tapioca não é indicada para diabéticos, pessoas com intolerância a glicose ou para quem está fazendo dieta de emagrecimento. “A tapioca não tem gordura e é um bom carboidrato, mas deve ser usada com cuidado.

Na aveia, o amido constitui cerca de 60% de matéria seca do grão. Está localizado principalmente no endosperma (HOOVER et al., 2003). Estudos conduzidos no passado encontraram consideráveis diferenças entre o amido de aveia e o amido de outros cereais.

O feijão apresenta alto consumo no Brasil, sendo muito consumido em complemento com o arroz. Trata-se de um alimento nutritivo, rico em carboidratos, que representa 60% da massa seca dos grãos, sendo o amido a maior fração.

O arroz é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios.

A adição de sacarose e do amido no leite é uma fraude muito comum; ou seja uma vez adicionada água, o produtor adiciona sacarose e/ou amido na tentativa de recompor a densidade do leite, ou seja, a presença das substâncias sólidas adicionadas aumenta a densidade do leite aguado.

Sim, a cenoura contém amido e açúcares, que são carboidratos. Em uma cenoura média de 61 g, há dois gramas desse nutriente.