O que é arte pela arte literatura?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Teoria que postula a autonomia da arte, isto a noção de que a arte deve ter como único objectivo proporcionar prazer estético, alheando-se de quaisquer outros fins ou valores.

A principal diferença entre literatura e arte é que a literatura é uma forma de expressão escrita, enquanto a arte é uma forma de expressão visual. Embora ambas possam ser usadas para expressar sentimentos e emoções, elas têm abordagens diferentes para o fazer.

A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita. Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais. Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.

(UFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem: um conteúdo social, de interesse universal. a noção de progresso da sua época.

No caminho entre o livro e as artes visuais há um espaço de interseção, um ponto de encontro, onde se situam as obras e a categoria livro de artista. Durante esse trajeto agregam-se, ao objeto livro, ideias, formas e sentidos advindos das mais diversas áreas.

Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.

Há diferentes visões artísticas, mas todas possuem em comum a intenção de representar simbolicamente a realidade, sendo assim, resultado de valores, experiências e culturas de um povo em um determinado momento ou contexto histórico.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

A literatura faz parte do movimento artístico e, portanto, essa disciplina e a arte se completam. As relações entre literatura e arte, bem como outros saberes, estão sempre presentes nos vestibulares, principalmente no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem.

A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo. O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo. Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.

A Literatura é uma forma de arte. As representações artísticas tiveram início quando os seres humanos registraram desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas para criar representações do mundo e da própria vida.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Os principais tipos de arte são, portanto:

  • música;
  • dança;
  • pintura;
  • escultura;
  • teatro;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem.

José de Anchieta, Gregório de Matos, Gonçalves Dias, José de Alencar, Machado de Assis, Olavo Bilac, Lima Barreto, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Manoel de Barros e Mario Quintana estão entre os ...