O que é concepção de origem judaico-cristã?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A concepção judaico-cristã sobre a origem d avida se dá pelo fato de que Deus criou o homem para depois criar a mulher, ou seja Deus originou avida porém permitiu que a vida evoluísse.

A moral judaico-cristã, ao longo da história, influencia na formação das ideias e pensamentos ocidentais e é manifesta nas diversas maneiras de expressão dessa sociedade ocidental de forma marcante. Essa Influência se mostra no plano religioso, cultural, social, econômico e por consequência, no plano jurídico.

Na visão judaica, Deus é o criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica. Segundo a tradição judaica, a Torá teria sido escrito por Deus e nunca deve ser modificado. Para eles, o judeu pertence a uma linhagem com um pacto eterno com esse Deus.

O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia. Os Israelitas eram uma das tribos nômades da região, assim chamados por se considerarem descendentes de Jacó, que mudou seu nome para Israel.

Os Treze princípios do Judaísmo
Confio plenamente que Deus é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo. Confio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unidade de qualquer forma igual à d'Ele; e que somente Ele é nosso Deus, foi e será.

Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...

Considerando as peculiaridades desta cultura, o termo que melhor define a essência dos costumes judaicos ao receber visitas é hospitalidade. Saiba que a cultura judaica preza pelo atendimento cordial e prestatividade a quem quer que bata à sua porta.

Para Nietzsche, a moralidade judaico-cristã aprisiona e oprime o homem ao eliminar as suas energias vitais, pois o transforma em algo diferente da sua verdadeira condição natural.

A conversão ao judaísmo através da História
Durante o período bíblico, converter-se ao judaísmo significava unir-se a um povo ou se tornar cidadão de um Estado.

"Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias. Ele já veio e, um dia, voltará. Nós, judeus, reconhecemos que Jesus foi um rabino que disseminou uma mensagem muito positiva de amor e respeito ao próximo, mas não o consideramos o Messias. Para nós, o Messias ainda não chegou", esclarece o rabino Michel Schlesinger.

São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

São três os pilares que formam o triângulo da prosperidade: equilíbrio emocional e físico, equilíbrio e liberdade financeira e viver o seu propósito na vida. Assim como em um triângulo equilátero, cada um dos pilares possui o mesmo peso e precisa ser trabalhado igualmente para gerar os resultados esperados.

De fato, para os judeus, como vimos, extrair juros do dinheiro não é imoral; e, se não deve fazer isso entre judeus, é por solidariedade, e não por proibição moral. O dinheiro, assim como o gado, é uma riqueza fértil, e o tempo é como um espaço a ser valorizado.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

As orações nos três grupos citados acima são executadas três vezes ao dia: de manhã (shacharit), de tarde (minchá) e de noite (maariv). A tradição conecta cada uma delas a um dos patriarcas: a reza da manhã a Abraão, a da tarde a Isaac, e a da noite a Jacob.

A única maneira de provar a ascendência judaica é conectar sua árvore genealógica a ancestrais historicamente confirmados como judeus. O DNA pode te ajudar com isso, te conectando com Correspondências de DNA com quem você pode compartilhar um ancestral de herança judaica confirmada.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.