O que é faca no candomblé?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A palavra “samba”, por exemplo, é corruptela do umbundo semba que significa umbigada, pois era assim que o povo angolano dançava: dando umbigadas uns nos outros. Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló).

Como veremos, o “corte” além de alimentar a relação entidade/pessoa de santo, instaura a própria temporalidade do terreiro e seus praticantes. O “cortefunciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

As Kuras são incisões feitas no corpo do Yaô (noviço já iniciado no Candomblé), que por um lado representam o símbolo de cada tribo, como o símbolo de cada Ilê (casa ou terreiro), mas têm o objectivo de fechar o corpo do Yaô, protegendo-o de todo o tipo de influências negativas.

Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca).

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

O cargo de autoridade máxima dentro de uma casa de candomblé é o de Iyálorixá (mulher – mãe-de-santo) ou Babalorixá (homem – pai-de-santo.

O Ritual de Corte é uma parte da Cerimônia Oculta feita na Vila Minakami. É usado para preparar o Kusabi. O pensamento por trás do ritual é que quanto mais o Kusabi sofre, mais é o efeito calmante sobre o Abismo Infernal. Kusabi precisa estar vivo depois do ritual para seguir com a Cerimônia Oculta.

O babalorixá contou que antigamente os pequenos cortes usados no ritual eram feitos com navalha, mas que desde o surgimento dos casos de Aids e do risco de contaminações diversas pelo uso de lâminas compartilhadas, as incisões são feitas com lâminas descartáveis.

Não deixar passar a mão na cabeça. Não deixar os sapatos emborcados. Não dormir de barriga pra cima. Não usar roupas rasgadas ou remendadas.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.

O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.

Os Exus Caveiras podem ajudar os seres humanos em algumas situações que envolvem dinheiro, amor e sorte, mas sua principal missão é tratar de assuntos que envolvem o desencarne. Assim, no quesito material essa entidade afasta energias negativas e permite que energias de abundância voltem a circular.