O que é ser uma pessoa Xangô?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Um dos Orixás mais populares no Brasil, Xangô é o orixá da justiça. Sua imagem está associada ao fogo e à pedra. Ele inspira responsabilidade a seus filhos, aguçando o senso de justiça e ajudando-os a tomarem decisões sábias. Xangô é firme em suas ações, castigando mentirosos, ladrões e mal intencionados.

Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...

Rege os domínios do fogo, expresso nos raios e nas lavas de vulcão. Seu axé está nas pedreiras. É considerado de grande poder, Orixá justiceiro por isso, para se pedir justiça a Xangô é necessário que seja realmente justa a situação, pois ele olhará os dois lados da situação.

Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras. O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô.

Xangô (Shango ou Sango) é senhor dos raios e dos trovões. É o Deus/orixá do povo Iorubá, que vive em grande parte no sudoeste da Nigéria; também há comunidades de iorubás significativas no Benim, Togo, Serra Leoa, Cuba, Republica Dominicana e Brasil.

“Na Bahia, diz-se que existem doze Xangôs: Dadá; Oba Afonjá; Obalubé; Ogodô; Oba Kossô; Jakutá; Aganju; Baru; Oranian; Airá Intilé; Airá Igbonam e Airá Adjaosi.

De acordo com um dos itãs (lendas), Xangô era um poderoso rei e guerreiro que governava o reino de Oyó. Vestia-se de vermelho, a cor do fogo e que simboliza a realeza, e lutava com um machado de duas lâminas chamado Oxê.

Caboclos da linha de Xangô são reverenciados com seu grande pai. Vale dizer que essa linhagem de Caboclos não é formada apenas pelos guerreiros; curandeiros, parteiras e aqueles que cuidam da terra completam essas gerações de espíritos. Isso é importante por que é que a especialidade dos Caboclos ditará seu poder.

6 e 12

Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

Rege os domínios do fogo, raios e lavas de vulcão. Seu poder está também nas pedras, rochas e pedreiras. É o Orixá a quem se pede por justiça. Seu instrumento é o Oxé, o machado de duas lâminas, e por isso é necessário que a situação seja realmente justa, pois ele olha os dois lados.

"Xangô só trabalha com a justiça,quem deve paga,quem merece recebe! Xa...

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ:
Na Umbanda Xangô é comemorado nos dias 24, 29 e 30 de junho.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Filhos de Xangô – Não comem quiabo nem camarão
Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos. Saiba mais : 10 características que só os filhos de Nanã possuem. 10 características típicas dos filhos de Oxum.

Xangô também aparece sincretizado com São João Batista e São Pedro, ambos comemorados em Junho e por isso, são junho e setembro os meses onde se vê maior devoção ao Orixá. Na Umbanda Xangô é São Jerônimo.

Xangô é representado pela cor vermelha e pela flor do flamboyant. Iemanjá é representada pela cor azul e pela flor do lírio branco. Oxum é representada pela cor amarela e pela flor do girassol.