O que é um som Timpanico?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.

Podem-se diferenciar três tipos de sons: o maciço, o submaciço e o timpânico.

Som claro pulmonar: som da percussão pulmonar normal, entre a maciez e o timpanismo. Som timpânico: som característico de estruturas “ocas” com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica. É encontrado em casos de enfisema pulmonar e pneumotórax.

Sinal de Murphy
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Pontos que devem ser percutidos: Descrição fisiológica: A percussão abdominal do paciente X apresenta som timpânico, principalmente, nos quadrantes inferior direito e superior esquerdo, apresentando som maciço nos quadrantes superior direito e inferior esquerdo.

Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas); Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões; Massas abdominais sólidas ou líquidas (ascite) são maciços; Timpanismo generalizado pode indicar obstrução.

3. Percussão: - Técnica de avaliação digito-digital dos sons produzidos pelo contato da mão com a parede torácica nos espaços intercostais. - Som do tecido pulmonar normal: claro pulmonar ou ressonante.

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

Sons respiratórios normais

  • Som traquel.
  • Brônquico.
  • Broncovesicular.
  • Murmúrio vesicular.

Os sons da respiração bronquial são levemente mais intensos, mais ásperos e têm tonalidade mais elevada; normalmente eles podem ser auscultados ao longo da traqueia e de áreas de consolidação pulmonar, como ocorre com a pneumonia.

Na percussão das faces laterais o paciente deve colocar a mão na cabeça. Já a percussão da parede posterior deve ser feita com o paciente na posição sentada. Utiliza-se a percussão dígito-digital, indo de cima para baixo em cada face.

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

Roncos: sons de baixa frequência, graves. Sibilos: sons de alta frequência, agudos. Em geral, são múltiplos e disseminados por todo o tórax, exceto quando se trata de aspiração por corpo estranho (ou outra forma, como uma neoplasia obstrutiva) – neste caso os sibilos são localizados.

É importante lembrar que a inspiração tem intensidade e duração maiores que as da expiração; ausculta-se toda a inspiração e somente o terço inicial da expiração; o som é suave, não havendo pausa entre inspiração e expiração.