O que é uma beijada na Umbanda?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.

Sua. saudação é: "Omi Beijada! Salve todos os Cosminhos!"

Os Orixás Ibejis são os regentes do mês de setembro. São eles os protetores das crianças e também poderosos aliados às forças do bem. Durante este mês, os adeptos da Umbanda realizam grandes festas em homenagem as suas figuras, a fim de retribuir toda a proteção e o carinho que lhes é dado.

Reze uma Ave Maria. Coloque debaixo de uma árvore, em um parque, duas moedas e duas balas. Ofereça-as à São Cosme e Damião e peça para que nunca ... Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá.

O que é Erê na Umbanda? Os Erês fazem parte da linha de Oxumaré, a cobra arco-íris que representa a fortuna e a riqueza. Desse modo, o Orixá simboliza o equilíbrio do movimento da Terra e o caminho para a felicidade plena. Sendo assim, tanto Erê quanto Oxumaré trabalham em direção à renovação para atingir um objetivo.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

já recebeu ele por três vezes mas toda vez que ele incorpora. ele incorpora chorando porque será que isso acontece e na pergunta número dois a pessoa desenterrou um ptd numa de boa lá.

Mariazinha foi jogada no chão e sem nenhuma piedade do seu agressor, foi abusada e estuprada. Depois do ato, o seu agressor se enveredou pelo mato. Mariazinha, ensanguentada e sentindo muita dor, voltou para o seu quintal. Desde aquele fatídico dia Mariazinha nunca mais brincou, nunca mais sorriu.

Mariazinha nasceu em uma cidadezinha do interior,seus pais não tinham muitas posses,ela era filha de lavrador. Mariazinha cresceu correndo pelo mato, brincando com borboletas, e gafanhoto,e também ocupava o seu tempo,fazendo colares de sementes. Muitas são as Entidades de luz que usam o nome de Mariazinha da.

Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Entre os adeptos da umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem um terceiro não encarna neste mundo. Mas, embora não apareça de forma física, Doum também é venerado e respeitado como parte da família dos Ibejis (crianças, em iorubá), considerado "aquele que não veio".

Na maioria dos terreiros de Umbanda, as músicas antecedem os ritos de incorporação dos médiuns. “A música e a dança são fundamentais nesse processo, pois facilitam a entrega do médium ao rito”, explica o pesquisador Gregório José Pereira de Queiroz.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.

A missão de cada Erê é a de intermediar o contato entre as pessoas e os Orixás (já que eles não falam), eles são o ponto exato entre a nossa consciência humana e o inconsciente do Orixá. No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos.