O que é uma diagonal exemplo?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Dado um polígono convexo qualquer, diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos (ou adjacentes). Exemplos: Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.

É um plano longitudinal ou transverso, que está angulado ou inclinado (diagonal) e não paralelo aos planos sagital, coronal ou axial. Na prática, muitas imagens radiológicas e cortes anatômicos não são feitos exatamente nos planos sagital, frontal ou transverso.

Diagonal do Retângulo
A linha que une dois vértices não consecutivos de um retângulo é chamada de diagonal.

Toda reta que não é uma vertical ou horizontal, é considerada uma diagonal. A diagonal é uma reta paralela ao eixo ortogonal, indo de um ângulo a outro ângulo oposto. Pode se dizer que é uma linha na transversal, ou também oblíqua.

Em um losango, as diagonais são perpendiculares entre si, isto é, o ângulo que se forma em seu cruzamento é um ângulo reto, ou seja, tem medida igual a 90º. E também podemos mostrar que as diagonais de um losango coincidem com as bissetrizes dos ângulos internos, isto é, dividem-os ao meio.

"diagonal" em português
diagonal {adj.} diagonally {adv.}

As retas podem estar na horizontal, vertical ou inclinada.

diagonal adjetivo—

  1. diagonal adj.
  2. diagonais adj.
  3. oblíquo adj.

pentágono

Solução: O polígono tem 5 lados (pentágono), assim, utilizando a fórmula teremos: Portanto, o pentágono possui 5 diagonais.

O retângulo possui duas diagonais, e uma das suas propriedades é que elas são congruentes.

Dado um polígono convexo qualquer, diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos (ou adjacentes). Exemplos: Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.

Alguns exemplos de plano inclinado são as escadas, rampas, esteiras rolantes, montanhas. Nos planos inclinados, podemos considerar ou não a força de atrito. O cálculo do plano inclinado com atrito envolve diversas fórmulas da dinâmica, como a segunda lei de Newton, a força peso e a força de atrito.

Plano inclinado é qualquer superfície que faça um ângulo, diferente de zero, com o horizonte, formando uma figura geométrica triangular. Alguns exemplos de planos inclinados são rampas, esteiras rolantes, escadarias e tudo que esteja inclinado.

Como o quadrado possui quatro lados, só possui duas diagonais, que são perpendiculares e congruentes.

Diagonal de um paralelepípedo
Na figura abaixo, D é uma diagonal do paralelepípedo. A fórmula da diagonal do paralelepípedo é uma consequência direta do Teorema de Pitágoras. Ou seja, D=a²+b²+c².

Vertical - O sentido da linha pode ser considerada de baixo para cima ou de cima para baixo. Em um ângulo de visão horizontal, a reta vertical estaria por exemplo em pé. Diagonal - O sentido diagonal ao ser observado com um ponto de referência de uma linha horizontal, seria uma reta inclinada, transversal, oblíquo.

inclinadas, ou seja, possui uma angulação diferente de 0°, 90°, 180° e 270°. Linha reta – é aquela que não possui início e fim. CLASSIFICAÇÃO DAS LINHAS Quanto à definição: Linha semi-reta – é aquela que possui início, mas não possui fim.

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

video_content

O quadrado é um polígono convexo que possui quatro lados. Em outras palavras, é uma figura geométrica plana que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.