Qual e a diagonal de um cubo?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Diagonais do cubo
Também chamada de diagonal interna, a diagonal do cubo é o segmento que une dois vértices de faces opostas percorrendo o interior do cubo. O segmento EC é uma das diagonais do cubo abaixo.

A diagonal mede 8,66 m.

A diagonal do quadrado é um segmento de reta que liga dois dos vértices dessa figura geométrica e pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras.

Toda reta que não é uma vertical ou horizontal, é considerada uma diagonal. A diagonal é uma reta paralela ao eixo ortogonal, indo de um ângulo a outro ângulo oposto. Pode se dizer que é uma linha na transversal, ou também oblíqua.

Diagonal do Retângulo
A linha que une dois vértices não consecutivos de um retângulo é chamada de diagonal. Assim, se traçarmos uma diagonal em um retângulo, percebemos que surgem dois triângulos retângulos.

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.

As figuras poligonais que dão forma a área lateral de um cubo são quatro quadrados, logo, não há novas regras e fórmulas. Por isso, a área lateral do cubo será quatro vezes a área de um quadrado.

O cubo é composto por 6 faces quadradas, logo todas as suas arestas são congruentes. Pelo fato de suas arestas possuírem uma mesma medida, o cubo é classificado como um poliedro regular ou sólido de Platão, junto do tetraedro, octaedro, icosaedro e dodecaedro.

Portanto, a diagonal do cubo mede 6 metros.

A diagonal do cubo mede aproximadamente 15,6 cm. Gabarito: Letra D.

O volume do cubo equivale ao espaço que esse sólido geométrico ocupa. Para calcular o volume de um cubo, elevamos a medida de sua aresta ao expoente 3. Fórmula do volume do cubo. O volume de um cubo é o espaço ocupado por esse sólido.

O cubo também é um caso de prisma, pois ele possui todas as faces quadradas congruentes. O prisma possui todas as faces formadas por polígonos, portanto, ele é um caso particular de poliedro.

Os pentágonos possuem cinco lados e cinco diagonais distintas.

Assim, para descobrir a medida da diagonal BE, basta usar o Teorema de Pitágoras para descobrir a medida dessa hipotenusa. Entretanto, conhecemos apenas a medida de um dos catetos: AB = z. Para descobrir a medida do cateto AE, usaremos também o Teorema de Pitágoras.

Em um losango, as diagonais são perpendiculares entre si, isto é, o ângulo que se forma em seu cruzamento é um ângulo reto, ou seja, tem medida igual a 90º. E também podemos mostrar que as diagonais de um losango coincidem com as bissetrizes dos ângulos internos, isto é, dividem-os ao meio.