O que é uma empresa Epcista?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O EPCista é o empreiteiro que construirá uma obra de grande porte, responsável pela construção, compra de equipamentos e pela montagem de uma determinada obra ou empreendimento.

Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

SOBRE CONTRATOS EPC E EPCM
O empreiteiro EPC tem contratos diretos com os empreiteiros de construção. Do mesmo modo Ellison (2011), define um contrato EPCM como quando uma empresa é Contratada para prestar serviços de engenharia, aquisição e gestão de construção.

A seleção do modelo de execução é fundamental para o sucesso do projeto. O EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management) é o modelo de contrato no qual a Timenow desenvolve o projeto de engenharia, realiza a compra dos equipamentos e materiais e faz a gestão do processo de construção.

No âmbito das licitações, a subcontratação é diferente do consórcio porque a subcontratada não integra o contrato firmado com a administração pública. Nesses casos, o cumprimento das obrigações contratuais são exclusivos da empresa vencedora da licitação.

Esse tipo de contrato também é conhecido como “turnkey”, termo que pode ser traduzido para “girar a chave”. Então resumindo, o fornecedor contratado realiza todas as etapas do projeto e o entrega pronto para o cliente, que só precisa “girar a chave” para colocar o projeto em funcionamento.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva?

  1. Exaustores para gases e vapores. ...
  2. Placas sinalizadoras. ...
  3. Piso antiderrapante. ...
  4. Sistema de purificação do ar. ...
  5. Protetor de partes moles das máquinas. ...
  6. Enclausuramento. ...
  7. Sistema de proteção contra agentes químicos.

O que é o regime Turn Key? A expressão Turn Key vem do inglês e significa “Entrega de Chave”. Ela serve para descrever um tipo de contrato em que apenas um fornecedor é contratado para realizar o trabalho do início ao fim, do projeto a entrega da chave, por assim dizer.

Como exemplos de EPC e outros podem ser citados:

  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

Veja quais são os principais EPCs usados no ambiente hospitalar

  • Cabine de exaustão química. ...
  • Caixa de perfurocortante. ...
  • Auxiliares de pipetagem. ...
  • Chuveiro de emergência. ...
  • Lava-olhos. ...
  • Extintores de incêndios.

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual.

Diferenças entre EPI e EPC
Mesmo tendo conceito semelhante, existe uma diferença crucial. É que os EPIs atuam na proteção direta do colaborador, minimizando acidentes e riscos físicos. Já os EPCs são utilizados para a proteção coletiva do ambiente de trabalho. Eles também indicam riscos presentes no ambiente.