O que é uma estratégia didática?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Embora não exista um conceito exato, vários autores as definem como “uma série de ações sistematicamente pensadas para atingir com sucesso um objetivo”, o que torna seu nível de ação e seu alcance pedagógico muito elevados.

CONCEITO DE DIDÁTICA
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

A proposta didática compreende um capítulo de livro didático (material físico, para ser usado em sala de aula presencial/remota). Se você quiser pode desenvolver o capítulo em plataforma digital.

Os 4 tipos de gestão estratégica de empresas

  1. 1 – Estratégia de sobrevivência. A gestão estratégica de empresas costuma ser vista pelas lentes do crescimento, fazendo a empresa expandir sua atuação. ...
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  3. 3 – Estratégia de crescimento. ...
  4. 4Estratégia de desenvolvimento.

Para colocar em prática as estratégias de ensino, você precisa conhecer seus alunos, considerar a dinâmica da turma, estudar e selecionar os métodos apropriados. Claro que, aplicar diferentes estratégias de ensino significa sair da zona de conforto. Isso vale tanto para o professor quanto para os estudantes.

Elas se dividem em: desenvolver metacognição, aceitar a existência do poder do esquecimento e encontrar significado.

  • Encontrar significado. Segundo diversas pesquisas realizadas, um dos principais pontos que ajudam no aprendizado é a motivação. ...
  • Adotar uma estratégia para o aprendizado. ...
  • Metacognição. ...
  • O poder de esquecer.

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:

  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

As atividades didáticas constituem meios de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, que concretizam um conjunto de procedimentos específicos, próprios da situação de ensino-aprendizagem e servem como mediadoras da relação entre os alunos e um objeto de conhecimento ou entre as relações sociais inerentes ao ...

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.

A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

Neste artigo vamos abordar três níveis de estratégia: a estratégia corporativa, a estratégia da unidade de negócios e a estratégia funcional.

Alguns conceitos importantes relacionados a estratégia são: Análise da situação atual: é a compreensão dos fatores internos e externos que afetam a organização. Identificação de oportunidades e ameaças: é a identificação de tendências e desafios que podem impactar a organização.