O que é uma pessoa com humor duvidoso?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Significado de didizão: Indivíduo de gosto duvidoso e humor peculiar; que vive fazendo piadas ...

O humor é uma disposição do espírito que combina graça, ironia e divertimento.

Que demonstra hesitação: 2 hesitante, indeciso, irresoluto, vacilante, claudicante, inseguro, tremido, flutuante, confuso, indeliberado, receoso, desconfiado, trêmulo.

O que é humor?

  • Eutimia: é o humor considerado normal, de acordo com o que se espera. O paciente nessa situação tem o humor eutímico.
  • Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. O paciente encontra-se hipotímico.
  • Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.

Por que rimos? Ninguém sabe. O riso tem uma qualidade universal: todas as culturas têm seus contadores de piadas. E, mesmo que a piada tenha graça só para uma cultura, as pessoas reagem sempre da mesma forma.

O humor flutua conforme as situações vão acontecendo. No entanto, uma alteração brusca de humor que ocorre repetidas vezes pode sinalizar que algo não vai tão bem no corpo e na mente do indivíduo. Algumas instabilidades comportamentais repentinas podem indicar problemas graves, incluindo doenças mentais.

Transtorno de Bipolaridade
O transtorno de bipolaridade, ou transtorno bipolar, é uma das causas mais comuns das variações de humor. Ele é caracterizado por mudanças bruscas, marcadas por episódios eufóricos (mania) e depressivos.

Na realidade, o limite à prática do humor aproxima-se do sorriso amarelo de quem não recebe a piada com o mesmo espírito gozador de quem a faz. O espaço limítrofe entre o respeito ao sujeito objeto da piada e a boa gargalhada revela-se conflituoso e pode findar na judicialização da piada.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra.

O humor negro ou humor ácido é um subgênero do humor que utiliza temas morbidos, sérios ou tabus com o intuito principal de produzir humor. Ele também pode ser empregado para chocar, causar desconforto e provocar reflexões sérias sobre questões que normalmente são difíceis de abordar.

Antônimo, do grego antonymós, significa “aquele que possui nome oposto”. Isto é, os antônimos nada mais são do que palavras que possuem significados opostos.

gravidade, seriedade, respeitabilidade, rectidão, pudicícia, probidade, integridade, honradez, honestidade, dignidade, decência, decoro.

Que deixa dúvidas quanto à adequação, à qualidade; cuja qualidade não é assegurada, ou não parece boa, etc.: Era uma decoração de gosto duvidoso: Ganhamos de presente um licor de sabor duvidoso. [Us. tb. para expressar desaprovação, desagrado etc.

O que é falha de caráter:
As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens, e mesmo evolução como pessoas, acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.

Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer. Ajude-o, dentro do possível, e utilize frases educadas, respeitosas, mas que não o coloquem em posição de fragilidade. Se identificar ideações suicidas ou comportamento de risco, entre em contato com o médico responsável pelo caso.

Psicoeducação, terapia cognitivo comportamental, terapia familiar, grupos de apoio, mudanças no estilo de vida e fim do uso de substâncias psicoativas também se constituem como formas de tratar o transtorno de humor.

Rir é um fenômeno natural das emoções, de fato depressivos também dão risada, as vezes uma pessoa que ri muito também pode ser um depressivo que tenta mascarar a sua própria dificuldade de lidar com a tristeza.

Rir do nada, em momentos de tensão e estresse emocional é uma tentativa do nosso corpo de nos ajudar, criando uma sensação mais leve, aliviando a tensão do momento. Quando rimos, liberamos endorfina, hormônio que nos relaxa e diminui a dor. Se ocorre somente nestes momentos e sem excesso, não é motivo de preocupação.