Qual é a diferença entre trás e atrás?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

O ponto de ônibus fica atrás do shopping. “Traz”, do verbo “trazer”, conjugado na terceira pessoa do singular, é escrito com “z”. O autor traz para o seu romance a questão da seca. Ele sempre traz flores quando vem me ver.

Entenda qual é a diferença, como se escreve e quando usar cada um. Trás é um de advérbio de lugar e tem significado de após, depois de, na parte posterior, atrás ou detrás. Exemplo: “o cão não sai de trás da árvore”. Enquanto Traz é uma conjugação do verbo “trazer”, como: “ele traz lanche todos os dias”.

A palavra “atrás” é um advérbio de lugar, que indica algo ou alguém que está em posição posterior ou inferior. Também pode fazer referência a lugar ou tempo já passado. Atrás também indica alguém que, em determinado momento, se encontra no encalço, perseguindo outro.

As duas formas existem e estão corretas. Em se tratando de um advérbio de lugar, a forma correta de escrita da palavra é detrás e deve ser usada para indicar algo ou alguém que está estaticamente numa posição posterior ou que aparece depois, de seguida.

Quer ver um jeito simples de não errar isso? É simples: se a palavra não for o verbo "trazer" então você deverá escrever "trás". Só escreva com "z" se for conjugação do verbo "trazer" (eu trago, tu trazes, ele traz, nós trazemos, etc...) Pronto.

Assim, traseiras é frequentemente usado para designar a parte de trás de um edifício. O singular traseira pode designar a parte posterior de um automóvel (ex.: «O carro ficou com a traseira desfeita»).

1 atrás, detrás, por trás. Em momento posterior: 2 após, depois, em seguida a, posteriormente.

Que está na parte posterior (ex.: não vimos a parte de trás da casa).

Traz é a conjugação do verbo trazer na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Por isso, tem significado de transportar, carregar, levar, transferir etc.

1 transporta, leva, chega, carrega, desloca, transfere, move, movimenta, muda.

O Trás escrito com “s” e com acento refere-se a lugar, sendo assim, é considerado um advérbio de lugar. A palavra forma o que se chama de locução adverbial, pois aparece sempre acompanhada de uma preposição (de ou para). Ele pode ser utilizado como sinônimo de atrás, detrás e após, por exemplo.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

“Correr atrás” significa “ir em busca de algo”.

Lembrem-se sempre: atrás é um advérbio de lugar que indica alguém ou alguma coisa que se encontra em posição posterior ou inferior. Exemplos: Na maratona, ele chegou atrás de mim.

Palíndromo, do grego palin (novo) e dromo (percurso), é toda palavra ou frase que pode ser lida de trás pra frente e que, independente da direção, mantém o seu sentido.