Qual é a diferença de trás para atrás?

Perguntado por: ucardoso7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Trás (com “s” e acento) é um advérbio de lugar que se refere à parte posterior. Já a palavra Traz (com z) é uma das formas conjugadas do verbo trazer. Por serem pronunciados da mesma forma, os termos traz e trás podem gerar muitas dúvidas na hora de escrever uma redação.

Traz é a conjugação do verbo trazer na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Por isso, tem significado de transportar, carregar, levar, transferir etc.

A forma correta de se escrever a palavra é atrás. Ela é um advérbio usado para indicar algo, ou alguém, que está em posição posterior ou inferior, ou ainda indicar tempo passado. Por exemplo: “tempos atrás eu me separei do meu marido”.

O verbo trazer é um verbo irregular, apresentando alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O radical traz- transforma-se em trag-, trar- e troux-: que eu traga, eu trarei, eu trouxe.

1 atrás, detrás, por trás. Em momento posterior: 2 após, depois, em seguida a, posteriormente.

Quer ver um jeito simples de não errar isso? É simples: se a palavra não for o verbo "trazer" então você deverá escrever "trás". Só escreva com "z" se for conjugação do verbo "trazer" (eu trago, tu trazes, ele traz, nós trazemos, etc...) Pronto.

1 transporta, leva, chega, carrega, desloca, transfere, move, movimenta, muda.

Para quem não sabe dar pra trás é geralmente usada com o sentido de desistir, voltar atrás, pular fora, cair fora e outras semelhantes. Enfim, você combina algo com uma pessoa, passado algum tempo essa pessoa desiste do combinado. É nesse caso que dizemos que a pessoa deu pra trás.

Pessoas fofoqueiras, que fazem inimizade entre as pessoas levando e trazendo informações nem sempre verdadeira, deixando os envolvidos em maus lençóis. Ela é leva e trás não gosta de ver ninguém feliz.

Entenda qual é a diferença, como se escreve e quando usar cada um. Trás é um de advérbio de lugar e tem significado de após, depois de, na parte posterior, atrás ou detrás. Exemplo: “o cão não sai de trás da árvore”. Enquanto Traz é uma conjugação do verbo “trazer”, como: “ele traz lanche todos os dias”.

Atrás ou atraz: qual a diferença? A forma correta de se escrever a palavra é “atrás”, com “S” no final e acento agudo no “a”. A palavra “atraz”, com “z” no final, está incorreta e não deve ser utilizada.

O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.

Qual é o correto, “chego” ou “chegado”? O verbo “chegar” é um verbo regular de 1ª conjugação. Segundo a gramática normativa, o particípio desse verbo é “chegado”, não aceitando a ocorrência de “chego” para indicar o particípio.

A palavras traz é a conjugação (3ª pessoa do singular no presente do indicativo e na 2ª pessoa do singular do imperativo) do verbo trazer, que significa transportar, deslocar. Por exemplo: "Meu pai traz pão para o café todos os dias".

O contrário de trás é: 1. antes, vanguarda.

O contrário de detrás é: 1. defronte, adiante.

Palíndromo, do grego palin (novo) e dromo (percurso), é toda palavra ou frase que pode ser lida de trás pra frente e que, independente da direção, mantém o seu sentido.

A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Trás (com “s” e acento) é um advérbio de lugar que se refere à parte posterior. Já a palavra Traz (com z) é uma das formas conjugadas do verbo trazer.

A palavra "trouxeram" é a conjugação do verbo trazer no pretérito perfeito, na terceira pessoa do plural: "Elas não trouxeram o material que eu pedi, por isso não vai dar para terminar o trabalho."