Qual a escolaridade de quem concluiu o ensino médio?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ensino médio incompleto: não concluiu todos os anos correspondentes a este ciclo (1º ao 3º ano); Ensino médio completo: concluiu este ciclo de estudos (1º ao 3º ano); Superior completo (ou graduação): concluiu o curso de ensino superior (bacharelado ou licenciatura);

Para descrever seu nível de escolaridade no currículo, você deve indicar o curso (Ensino Médio ou Graduação em Ciências Contábeis, por exemplo), o nome da escola ou da faculdade e o período em que você estudou. Se você ainda estiver estudando, deixe essa informação clara.

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Escolaridade é um termo utilizado para se referir ao tempo de permanência dos alunos no período escolar. É o período onde os alunos desenvolvem suas habilidades de aprendizado, além de desenvolver a capacidade de compreensão do ensino.

Diploma e certificado de conclusão de curso¹ são documentos que comprovam a formação superior e servem como porta de entrada no mercado de trabalho. Para chegar a tal, é necessária a aprovação no curso escolhido.

O ensino superior no Brasil possui três tipos de diploma: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Quem está se preparando para prestar o vestibular ou o Enem deve conhecer a diferença entre esses tipos de graduação. Assim, é possível escolher a melhor alternativa para os seus anseios futuros.

Conclusão de ensino médio ou equivalente é obrigatória para matrícula em curso de nível superior. A matrícula em cursos de graduação superior está condicionada à conclusão do ensino médio, ressalvada hipótese em que é possível abreviar a duração do curso.

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Ensino médio incompleto: não completou todos os anos correspondentes a este ciclo (1º ao 3º ano); Ensino médio incompleto: ciclo de estudos concluído (1º ao 3º ano); Curso superior completo (ou Graduação): curso superior completo (bacharelado ou diploma);

Como colocar no currículo a escolaridade incompleta
Coloque o período que está cursando entre parênteses ao lado do nome do curso. Exemplo: Ciências Contábeis (cursando o 3º semestre).

O ensino médio geralmente é finalizado com 17 ou 18 anos. Para isso, o aluno deve seguir a lei que diz que a criança deve entrar na pré-escola até os 4 anos completos e com até 6 anos estar cursando o 1º ano do Ensino Fundamental.

A principal diferença entre ensino Médio e ensino Superior resume-se a isso: liberdade e responsabilidade. A universidade proporciona uma liberdade no sentido de o aluno tomar suas próprias decisões e escolher como será a sua forma de estudo e aprendizado no decorrer do curso.

Formação acadêmica é a sua escolaridade, ou seja, geralmente refere-se ao seu estudo formal, que se divide em: Educação básica, Técnica e Superior. A Educação básica é o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Ensino Técnico refere-se aos cursos técnicos e o Ensino superior à graduação e pós-graduação.

Fazer um curso tecnólogo
Após o ensino médio, uma opção muito ponderada é realizar um curso tecnólogo, que consiste em um curso de nível superior voltado ao mercado de trabalho.

Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

O responsável ou o próprio aluno solicita o Certificado de Conclusão do Ensino Médio para a secretaria escolar de forma presencial.