O que foi criado na idade moderna?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Politicamente a Idade Moderna ficou caracterizada principalmente pela criação dos Estados nacionais na Europa. Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando-se estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste com a descentralização predominante na Idade Média.

Conceito de Idade Moderna
Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.

As características principais da Idade Moderna são: Renascimento cultural: foi um movimento artístico e intelectual que esteve em vigor durante os séculos XIV e XVI, tendo como origem a Itália. Seus principais aspectos são: o humanismo, o racionalismo e a valorização da antiguidade.

A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial. Esses acontecimentos que possibilitaram o surgimento do Iluminismo no século XVIII e da Revolução Francesa no final do mesmo século.

O humanismo, o estudo da natureza e o desenvolvimento do espírito crítico, em conjunto, colaboraram para a ampliação dos horizontes em vários campos do conhecimento, que, difundidos, transformaram a concepção do homem sobre o mundo.

Máquina a Vapor

A invenção mais significativa na Idade Moderna é a Máquina a Vapor.

Bullard. 1º Imprensa; 2º Lâmpada eléctrica; 3º Avião; 4º Computador pessoal ; 5º Vacinas; 6º Automóvel; 7º Relógio; 8º Telefone; 9º Refrigeração; 10º Máquina fotográfica. Este é o espírito que conduz ao progresso, assegura Carla Hayden, a responsável pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A partir da Era Moderna a tecnologia apresentou um ritmo bastante acelerado e a mecanização foi responsável pelo aparecimento de um grande número de máquinas e produtos que promoveram a indústria e a economia e marcaram a fase da tecnologia mecanizada ou industrial.

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo.

Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.

No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas.

O Mercantilismo foi a ideologia econômica dominante em toda a Europa da Idade Moderna.

A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)

Na sociedade moderna, o ócio passou a ser algo condenável, que deveria ser suprimido em nome da produção. O trabalho passou a ser valorizado apenas como atividade produtiva e os trabalhadores tinham pouco tempo para o lazer, que também precisava ser usado para descansar e repor as forças físicas.

Estas fases correspondem à 1ª Revolução Industrial; 2ª Revolução Industrial; 3ª Revolução Industrial; 4ª Revolução Industrial ou Estagnação Secular. Vamos considerar o começo da modernidade e da 1ª Revolução Industrial e Energética como o período 1776-1789.