O que inspirou o termo hip hop?

Perguntado por: anascimento8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O termo hip hop foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, o outro na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

O Rap e a sua origem
Segundo consta, surgiu na Jamaica durante a década de 60, e foi levado para os EUA, na década de 70. Mais propriamente para os bairros pobres de Nova Iorque, onde os jovens de origem negra e espanica, que em busca de uma sonoridade diferente, deram assim um novo impulso e um novo significa ao Rap.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias. Desde quando surgiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo.

Foi Bambaataa que divulgou o nome Hip Hop pela primeira vez, e caracterizou essa cultura através de quatro elementos principais: o DJ, o RAP, o Break e o Grafite.

Olha, rap significa ritmo e poesia e é chamado assim porque mistura uma batida intensa com várias rimas poéticas. Esse estilo faz parte do cenário cultural chamado hip hop, que envolve música, mas também a dança, como o breakdance, popping e locking, e até a pintura por meio do grafite.

O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

O rap é uma linguagem do movimento e caracteriza-se por uma batida forte e, por meio dele, critica a deficiência das escolas, a violência da polícia e os defeitos da sociedade. Chegou ao Brasil na década de 70 e estendeu-se rapidamente pelo território nacional, em particular, nas grandes cidades.

São eles: DJ, MC, Graffiti e Break dance. Cada um desses elementos tem a sua importância incontestável para que a cultura Hip-hop seja uma das maiores expressões culturais da história da humanidade.

A história do surgimento do hip-hop no Brasil inicia em torno da década de 80, momento em que jovens se encontravam na Rua 24 de maio no centro de São Paulo, posteriormente na parte externa da estação do metrô São Bento que possuía chão liso para treinos de passos de dança de rua, além de ser um espaço amplo para ...

Por muitos anos, o Rap era visto como um movimento exclusivamente periférico, reservado para as camadas mais pobres da sociedade. No entanto, o ritmo chamou a atenção de muitos jovens na década de 1980 e logo se difundiu entre os mais ricos. O próximo passo era se espalhar pelo mundo.

DJ Kool Herc

Origem do Hip Hop
O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

Alguns dos primeiros grupos e artistas que se destacaram no cenário do hip hop foram Grandmaster Flash and the Furious Five, Afrika Bambaataa and the Soulsonic Force, Sugarhill Gang, Kurtis Blow e Run DMC.

O hip hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda, graffiti e diversos outros elementos para criar uma estética urbana e única. Trata-se de um movimento que nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, na década de 1970, pelas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade.

O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.

O Hip Hop é uma estratégia de sobrevivência da cultura popular, é uma forma de visibilidade de grupos de excluídos das possibilidades. É uma ação política que acontece a partir do corpo que dança, desenha, pensa, fala, reflete, sobre os problemas que reverberam nas estruturas sociais em que estes corpos co-habitam.

sobre o seu envolvimento com o Hip Hop, apontam para a criação, através desse movimento, de um espaço de referência para os adolescentes, onde estes desenvolvem um sentido de comunidade que fundamenta um sentido de identidade radicalizado na experiência social, cultural e étnica.

“O funk é muito mais solto, consegue abordar temas de maneiras muito mais fáceis, com palavras mais fáceis, com temas diversos. O rap é fechado, não o trap – o trap é mais aberto, mas o rap é muito fechado com quais temas ele vai abordar e o que você tem que falar.

Em resumo, como vimos, a diferença entre rap e trap basicamente é que o rap utiliza batidas mais constantes em tempos mais lentos, enquanto que o trap utiliza batidas menos consistentes em tempos muito mais rápidos. Outra grande diferença entre o rap e a trap é o foco da música.

Como já falamos, o hip hop americano chegou ao Brasil pelos dançarinos de break dance, que usavam as músicas para criar novos passos. Na época, a dança de rua já era muito popular por aqui e tinha diversos seguidores.

O que é MC:
MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". Um MC pode ser um artista que atua no âmbito musicalou pode ser o apresentador de um determinado evento que não está necessariamente ligado a uma manifestação musical.