Qual a importância do movimento hip hop no Contexto Escolar?

Perguntado por: pgaspar6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Trazer o Hip Hop para a escola, é também abrir espaço para projetos que são desenvolvidos fora do ambiente escolar possam ser realizado e compartilhado na escola. Dessa forma essa intervenção pode abrir uma comunicação entre as atividades cotidianas de nossos alunos e a produção de conhecimento na escola.

O hip hop, é a linguagem que a periferia melhor entende, o hip hop promove a alegria, paz, em um mundo cada vez mais violento. Ensina o caminho certo a seguir, promove ações que beneficiam a todos de uma maneira geral.

O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

Para alguns, a dança hip hop pode ser apenas uma forma de entretenimento ou um passatempo. Para outros, tornou-se um estilo de vida: um caminho para ser ativo na aptidão física ou na dança competitiva; e uma maneira de ganhar a vida a dançar profissionalmente.

Para esta aula, é necessário reservar o projetor da escola, sala de vídeo ou a sala de informática para a exibição do vídeo. Caso não seja possível, trabalhe apenas o áudio. Pergunte aos alunos quem conhece ou já ouviu falar de rap. Em seguida, escreva na lousa a palavra rap e pergunte se alguém sabe o que significa.

Características e elementos do Hip Hop
O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.

E foi então que resolveram dar a esse movimento, o nome de Hip Hop. Cultura que tem como pilares, 4 bases fundamentais, que são: o Breaking Dance, o Grafite, o DJ e o MC.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

A dança Hip Hop se tornou tão popular pois era uma importante estratégia de sobrevivência da cultura popular, tendo sido uma forma de visibilidade de grupos excluídos, sendo uma dança manifestada pela arte, pela música e pela dança. ... Em que também exerceu influência e contribuição para o estilo street dance.

Cabe destacar que não é apenas através da música que se manifesta o movimento Hip-Hop. A expressão cultural e artística deste movimento encontra-se presente em várias manifestações, como no break, dança dos b-boys e b-girls e nas pinturas urbanas do graffiti (sobretudo através das pichações).

É importante esclarecer que o rap é um meio de expressão para os jovens e é dessa forma que eles fazem seus discursos contundentes e questionadores sobre suas condições sociais, econômicas, culturais e educacionais.

Desde a década de 1970, o hip-hop tem influenciado outros gêneros, como rap, pop, K-pop e trap.

Se hoje o Hip Hop é o estilo musical mais popular e comercialmente bem-sucedido do mundo, a história do gênero é de superação e resistência como um verdadeiro estilo de vida – ligado diretamente à afirmação da identidade da juventude negra nas periferias dos EUA e de outras grandes cidades do mundo.

O rap é uma linguagem do movimento e caracteriza-se por uma batida forte e, por meio dele, critica a deficiência das escolas, a violência da polícia e os defeitos da sociedade. Chegou ao Brasil na década de 70 e estendeu-se rapidamente pelo território nacional, em particular, nas grandes cidades.

Saúde, Disciplina, Criatividade, Tranquilidade, Musicalidade, Autoconfiança e Novas Amizades são apenas alguns dos diversos benefícios de dançar. Aprenda o passo a passo de uma vida ainda melhor! Atualizado dia 17/04/2020.

A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.

As danças urbanas têm como finalidade proporcionar aos seus adeptos uma forma de autoafirmação perante a sociedade, demonstrando um movimento de resistência marcado pelo empoderamento da cultura negra e urbana.

O Rap acaba assumindo um compromisso de retratar a realidade das periferias, denunciar as inúmeras problemáticas que a pobreza e o preconceito racial trazem para esses locais, e para, além disso, trazer o conhecimento.

A história do Hip Hop
Em um contexto de excessiva violência urbana e alta criminalidade, os jovens tinham apenas as ruas como forma possível de lazer. Assim, conseguiam se expressar nesse ambiente por meio da música, da dança e da pintura, manifestando e contestando a realidade em que viviam.