Quem é o Teófilo de Lucas?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas escreveu o livro de Atos para um homem chamado Teófilo (ver Atos 1:1).

Lucas queria ele tomasse conhecimento de sua narrativa, com ordem descritiva, narrando os fatos da vida de Jesus. Como era costume da época, certamente Teófilo, teria patrocinado este escrito e depois iria difundi-lo entre seu círculo de relacionamento.

Lucas faz menção do "primeiro tratado", obviamente, uma alusão direta ao terceiro evangelho (conforme ordem na Bíblia). "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo" diz respeito a Lucas 1.1-4, mostrando que o livro de Atos é o segundo volume.

Teodoro, quase sempre abreviado para Téo ou Theo (no caso de Theodoro), quer dizer “dádiva divina” e tem origem grega.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Ato ou efeito de ascender; direção ou movimento para cima; ascendimento, ascenso, elevação, subida, subimento: “Toda a fadiga da ascensão difícil se volve em penoso desapontamento ao viajor exausto” ( EC ) .

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O livro foi escrito para fortalecer a fé de todos os crentes e para reagir aos ataques dos incrédulos. Foi apresentado para substituir relatórios desconexos e infundados a respeito de Jesus. Lucas queria demonstrar que o lugar ocupado pelo gentio convertido no reino de Deus basei-se nos ensinos de Jesus.

Atos dos Apóstolos foi escrito para um homem chamado Teófilo, relatando o início da igreja e da expansão do evangelho. Lucas era um médico que acompanhou Paulo em algumas de suas viagens. Ele provavelmente era um gentio convertido, que não conheceu Jesus, mas ele conheceu pessoas que tiveram contato direto com Jesus.

Os Atos dos Apóstolos têm esse nome em função de um gênero literário muito difundido no mundo antigo, os chamados atos. Textos deste gênero retratavam os grandes feitos de pessoas ou cidades. Pode-se encontrar vários nesse formato para a antiguidade.

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas.

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

325 d.C.). O Cânon Muratoriano também indica Lucas como autor de Atos. O testemunho da Igreja a favor da autoria de Lucas está em harmonia com as evidências internas do próprio livro de Atos e do Novo Testamento. Sem dúvida a narrativa neotestamentária parece indicar Lucas como o autor do livro de Atos.

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém.

Antioquia, Turquia

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.

40 dias após a solenidade da Páscoa, celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor. A Liturgia, para facilitar a participação dos fiéis, fixou a Ascensão do Senhor para o 7º Domingo da Páscoa.

O Espírito Santo somente viria depois de sua ascensão (João 16:7-8). Jesus ensinou muitas coisas durante seu ministério na terra mas o Espírito Santo iria capacitar os discípulos a entendê-las. O Espírito Santo convence o mundo da verdade.

Continuar lendo Onde morava Teófilo?