O que misturar na argamassa para reboco?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O reboco é preparado através da mistura dos seguintes materiais: argamassa composta de cimento, areia fina, água e aditivos. Sua massa é mais fina e leve, pois é ela que dá o acabamento final à parede.

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

O aditivo plastificante quartzolit tem como principal objetivo a incorporação de ar, a fim de aumentar a coesão e melhorar a consistência das argamassas. Com esse propósito, ele também reduz a possibilidade de infiltração e não agride sua estrutura, sendo uma ótima alternativa ao uso de cal na composição da argamassa.

Os impermeabilizantes mais utilizados para reboco e parede interna são:

  1. Argamassa polimérica.
  2. Manta asfáltica.
  3. Emulsão acrílica.
  4. Emulsão asfáltica.
  5. Hidrofugantes.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

Vantagens. Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

Com a adição de ligante hidráulico à mistura inicial, aumenta-se a tensão capilar e, consequentemente, a retracção (deformação). O aumento da resistência tende a diminuir a retracção, embora aumente as tensões provocadas por retracção provocando a fissuração macroscópica.

Os aditivos são produtos que alteram positivamente as propriedades contidas no concreto e também da argamassa.

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, melhora a impermeabilidade e evita a retração das argamassas. Pode ser usado em áreas externas e internas ou sujeitas à umidade.

A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

Conheça alguns tipos de argamassas: Argamassa de alvenaria: Na alvenaria convencional a proporção recomendada é de uma parte de cimento para nove partes de areia e duas partes de cal.

Pode usar argamassa no lugar do cimento? A argamassa e o cimento são materiais com funções diferentes na construção civil, por isso não é recomendado substituir um pelo outro.

O detergente ajuda na mistura molecular dos componentes, gerando assim, a facilidade de manuseio e boa aparência no acabamento.

Como você viu, os aditivos para argamassa são produtos químicos que, adicionados antes ou durante a mistura, melhoram as características da argamassa no estado fresco ou endurecido. Dessa maneira, eles podem otimizar a resistência, aderência, acabamento e trabalhabilidade e reduzindo a fissuração e permeabilidade.