Pode misturar argamassa com cimento para assentar piso?

Perguntado por: afigueiredo2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Cada tipo de argamassa deve ser preparado com proporções diferentes de cada ingrediente. Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia.

Argamassa de alvenaria
É assentada com argamassa de cimento e na proporção de uma porção de cimento para três de areia mais aditivo impermeabilizante, sendo comumente utilizada em revestimentos impermeáveis e de pisos, pois evita infiltrações e possíveis danos à estrutura.

Vantagens. Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

Misturar a argamassa pode ser um pouco trabalhoso, pois algumas "pelotas" vão se formando durante o preparo. A argamassa ideal é lisa, então você deve misturar até os grumos desaparecerem. Se preferir, conte com o auxílio de um misturador.

Tipos de material de argamassa
Possui maior resistência e aderência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento.

Para misturar mecanicamente uma argamassa, são necessárias haste metálica e furadeira adaptável. Coloque e aperte a haste na furadeira, como é feito convencionalmente com brocas.

Formada por cimento, areia e água, a argamassa tem como papel principal assentar revestimentos cerâmicos, blocos cerâmicos e granito. Além disso, serve para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos. É considerado o maior aliado para a etapa de finalização de uma obra.

Veja por que você deve usar a argamassa de piso sobre piso
É muito importante aplicar o produto indicado para a sobreposição, pois cada argamassa é desenvolvida com uma finalidade específica. Por isso, esse produto tem o poder de colagem mais reforçado.

Quantidade de argamassa para pisos e revestimentos
Mas, de maneira geral, são necessários 5kg de argamassa para revestir 1m2 de área. Caso a colagem seja dupla – ou seja, quando a argamassa é aplicada tanto na base quanto no verso do revestimento – deve-se considerar o dobro, logo, a quantidade aumenta para 10kg/m2.

Para a aplicação de argamassa em pisos deve-se levar em conta o ambiente em que este será aplicado, se interno ou externo, e as condições de presença de água ou umidade. A escolha dos tipos de argamassa a serem utilizados irá influenciar no desempenho, na qualidade e na vida útil do piso.

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

Quando falamos da argamassa que você fez hoje para ser usada amanhã, o tempo é um pouco maior: é possível deixar a argamassa já feita para aplicar na parede por até 72hs parada. A partir desse período, é natural que ela comece a empedrar.

Luiz Guilherme Pinto - As principais desvantagens da argamassa polimérica são a sua resistência mecânica e a sua resistência com relação a raios solares.

A argamassa para pastilhas deve ser aplicada para assentar e rejuntar simultaneamente. Executar somente o rejunte com este tipo de argamassa dificulta o acabamento final do produto, o mesmo pode apresentar rusticidade.

Vantagens: Boa durabilidade; boa resistência pois traz cimento em sua composição; impermeabilidade; permite ser furado. Desvantagens: Demanda mais tempo de mão de obra; pode ficar trincado com o tempo.