O que não pode misturar com açaí?

Perguntado por: arebelo7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O açaí, por si só, já é muito calórico. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde.

Consumido no café da manhã, após o almoço ou à tarde, ele traz uma série de benefícios: é rico em vitaminas, fibras e proteínas e ajuda a melhorar o humor, a libido e até a fertilidade, além de hidratar pele e cabelos.

Uma gotinha de algum alimento que contenha vitamina C, como o LIMÃO, ajuda a absorver ainda mais o ferro do açaí.

O açaí pode ser combinado com a banana, cortando-a em pedaços e colocando mel junto com o açaí. A banana também pode ser colocada por cima do açaí em rodelas junto com o mel. Em muitos casos é possível bater a banana com o açaí, evitando adicionar muito xarope de guaraná.

Portanto, o preparo de bebidas alcoólicas fermentadas pode ser realizado com segurança para o cupuaçu e açaí, uma vez que as características físico-químicas e microbiológicas atendem aos limites especificados na legislação vigente.

Além dos polifenóis, o açaí contém antocianinas que também agem como antioxidantes e contribuem para regular os níveis de colesterol. A fruta ainda apresenta boas quantidades de esteróis, que possuem benefícios cardioprotetores para as células, ocasionando o relaxamento dos vasos e melhorando a circulação sanguínea.

Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico
Esses alimentos auxiliam no combate da depressão e aliviam os sintomas da ansiedade. Isso acontece devido ao alto teor de triptofano que eles contém, colaborando com a produção de serotonina.

De modo geral, o açaí não engorda e pode ser aliado no emagrecimento quando consumido corretamente. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura.

O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

Assim, se lá no Pará ele era uma refeição salgada, em outras regiões do Brasil e pelo mundo, ele se popularizou no formato doce. Assim, depois de repaginado, o açaí se tornou, hoje, uma sobremesa refrescante, servida em sorveterias, cafés e lanchonetes. Logo, é fato que a adição de açúcar faz parte da receita.

Farinha de mandioca e água são usados para engrossar açaí em Belém - 26/06/2014. Batedor foi preso antes de fazer a mistura.

Espessantes aumentam o volume da polpa, gerando mais lucro
Para isso, segundo a pesquisadora, foram utilizados três produtos amiláceos: derivados da farinha de mandioca, trigo e amido de milho, para fraudar experimentalmente amostras de açaí, in natura e pasteurizadas, em quantidades predeterminadas de 1% a 30%.

Misturar o açaí com leite e seus derivados pode não cair tão bem no estômago, alerta Raisa. “Uma ou outra pessoa é capaz de sentir desconforto, mas não deve ser misturado principalmente porque perde a maioria dos nutrientes, como o ferro e a vitamina D”, justifica.