O que os índios confeccionam com barro?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Algumas tribos costumam trabalhar com barro ou argila para fazer diversos tipos de objetos indígenas, como vasos, panelas, moringas, jarros, pratos e copos, assim além de peças de decoração, elas ainda têm função utilitária e podem ser usadas no decorrer do dia.

Desde a antiguidade, o homem – atraído pela plasticidade do barro – começou moldando objetos utilitários como vasos, panelas, cachimbos e também itens decorativos. Foi da plasticidade do barro que o imaginário de diferentes povos foi modelado.

As peças são produzidas com argila coletada na região das aldeias e das matas. Têm coloração escura resultante de um processo de defumação com plantas. Grafismos na cor original da argila, produzidos a partir da técnica de desenho em negativo, completam a arte das peças.

O artesanato de barro é uma produção espontânea que parte da sensibilidade e ingenuidade do artesão. O matuto é astucioso e tem uma imaginação fértil para criar. Usa o barro para fazer algo que lhe proporcione prazer, beleza e arte, fazendo do artesanato uma fonte de renda para sua subsistência.

A cerâmica indígena é usada normalmente para preparar e armazenar alimentos e a sua arte é impressionante. Na ilha de Marajó os Nuaruaques produzem cerâmica indígena há mais de 1500 anos, sendo considerada a que mais se desenvolveu. A cerâmica indígena é decorada com elaborados desenhos geométricos.

Mas, além do próprio corpo, em geral utilizam instrumentos construídos de materiais extraídos da natureza, como o couro de animais, a madeira, sementes e fibras. Eles são decorados com um Grafismo muito característico de cada tribo indígena.

Cortinas de bambu e miçangas são igualmente bem comuns. Algumas tribos costumam trabalhar com barro ou argila para fazer diversos tipos de objetos indígenas, como vasos, panelas, moringas, jarros, pratos e copos, assim além de peças de decoração, elas ainda têm função utilitária e podem ser usadas no decorrer do dia.

Entre os principais objetos indígenas temos: cuias, cestos, cabaças, redes, remos, flechas, bancos, máscaras, esculturas, mantos e cocares. Esses objetos são utilizados como moeda de troca ou são comercializados para o homem branco com a finalidade de geração de renda.

Uma delas chama-se arte figurativa, que são os figureiros. Figureiros são artistas que produzem peças utilizando a argila ou material semelhante e com suas próprias mãos e técnicas transmitem a tradição cultural.

A argila também é conhecida como barro. Você pode encontrar a argila em diversas cores e pode fazer diversas peças com elas, como: enfeites, bichinhos, vasos, cinzeiros, entre muitos outros artesanatos.

Os objetos de barro mais utilizados

  • Panelas de barro. Antigamente, as panelas de barro eram usadas para fazer comida no fogo. ...
  • Tigelas e cinzeiros. ...
  • Canecas e copos. ...
  • Vasos e recipientes para jardinagem.

Principais Tipos de Artesanato Indígena
As peças de vestuário, assim como os itens de decoração e as bijuterias, são fabricadas com materiais como: palmas, cipós, talas e fibras provenientes da natureza. Um dos itens mais conhecidos do artesanato indígena são as cestas e cestos fabricados pelos índios.

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

O que é um Oleiro:
O oleiro trabalha na olaria, que consiste na fábrica que produz os objetos feitos de barro.

A arte no barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular. É uma herança deixada pelos índios, entre os objetos havia utensílios domésticos e brinquedos, eram pintados com tintas fortes e coloridas inspiradas na natureza.

Profissionais que trabalham moldando argila são conhecidos como oleiros e oleiras. Da argila, essas pessoas fabricam uma infinidade de peças de cerâmica, faiança e porcelana usando as mãos, a roda de olaria e/ou moldes.

A cerâmica começou a ser utilizada desde os tempos antigos, na construção de casas, vasilhas, armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes e até como superfície para escrita.

A cerâmica do povo Marajoara, cujo nome advém do local onde ela teve origem (a Ilha de Marajó) é conhecida no exterior e foi a primeira arte de cerâmica brasileira.