O que provoca uma erosão eólica?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A erosão causada pelo vento se chama eólica, é a retirada superficial de fragmentos mais finos. É o desgaste físico das rochas através, principalmente, do impacto e/ou atrito de partículas transportadas pelo vento. O vento "esculpe" as rochas lhes atribuindo formas.

A erosão eólica ocorre, geralmente, em regiões planas, áridas e semí-áridas, onde a vegetação é ESCASSA e sopram ventos fortes. Ocorre no norte da africa, Ásia, Austrália, EEUU e Brasil.

Causas Da Erosão Do Solo
Fatores que influenciam a erosão do solo são: desmatamento, incêndio, urbanização, compactação, drenagem de estradas, mineração, agricultura desorganizada e outros. O processo de degradação causa danos enormes à natureza.

Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.

O meio mais eficiente para o controle da erosão eólica é manter uma cobertura protetora na superfície do solo (BERTONI, 1985).

Vejamos agora os diferentes tipos de erosão.

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:

A erosão do solo pelo vento é pior nas regiões áridas e semi-áridas.

A água corrente, o gelo e o vento são alguns exemplos de agentes erosivos. Vale ressaltar que a erosão é um dos processos responsáveis por esculpir o relevo e modificar continuamente a superfície terrestre. A erosão é um fenômeno muito complexo.

A formação das falésias é causada prioritariamente por meio da erosão marítima, além de outros elementos em menor escala, como o clima e o vento. A formação das falésias resulta justamente da erosão provocada pela atuação da água sobre os paredões rochosos presentes no litoral dos continentes.

Deflação é a erosão eólica provocada pelo transporte de pequenos detritos rochosos pelas correntes aéreas. A ação do vento seleciona o material não consolidado da superfície, não arrastando blocos e cascalho, e transportando areias, que chocam entre si de uma maneira desordenada, e pó.

Erosão hídrica – tudo começa quando a gota de água atinge o solo. Figura 2. Erosão eólica – partículas pulverizadas pelos implementos são carreadas pelo vento. A principal causa da degradação do solo em ambientes tropicais e subtropicais é a erosão hídrica.

Os processos erosivos são, basicamente, divididos em três etapas: desgaste do solo, transporte de partículas (sedimentos) e deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.

5 alternativas para evitar a erosão do solo

  1. Conheça a capacidade do solo. A erosão do solo pode ser evitada usando a terra dentro de sua capacidade. ...
  2. Invista em cobertura de superfície. ...
  3. Realize o cultivo em faixas. ...
  4. Aposte no Sistema de Plantio Direto. ...
  5. Utilize fertilizantes organominerais.

Entre os fatores que mais contribuem para a erosão destacam-se: desmatamento, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem das estradas, mineração, serviços agrícolas de forma desordenada, entre outros.

A erosão do solo também gera o assoreamento de rios, ou seja, o depósito e acúmulo das partículas de solo nos corpos hídricos. Esse processo tem o potencial de ocasionar ou agravar enchentes em períodos de chuvas intensas, podendo causar prejuízos não somente ao produtor, mas também à comunidade como um todo.