O que é erosão condral profunda?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

A erosão condral profunda ocorre quando há uma irregularidade ou afilamento da superfície óssea que protege a cartilagem hialina. Assim, ocorre que o osso subcondral se expõe favorecendo as lesões ósseas, aparecendo a erosão. No início há um edema, que corresponde a sensação de dor.

Como é o tratamento? Inicialmente o tratamento fisioterápico sempre é recomendado, para analgesia, fortalecimento muscular e treino proprioceptivo. Porém lesões condrais sintomáticas, quando bem delimitadas, com bordas definidas, podem ser tratadas de forma cirúrgica com bons resultados.

Também chamada lesão osteocondral, a lesão condral do joelho nada mais é do que uma lesão na cartilagem. Como a cartilagem é um tecido que tem um baixo potencial regenerativo, as lesões condrais de joelho tendem a aumentar, caso não haja um tratamento adequado. Ilustração anatomia do joelho.

– A CONDROPATIA PATELAR PODE EVOLUIR PARA UM QUADRO DE ARTROSE. A lesão sempre se inicia na cartilagem articular e com o tempo pode evoluir para um desgaste articular (=artrose). No caso da condropatia, a articulação afetada seria a fêmoropatelar.

Sim, pessoas com lesões da cartilagem podem e devem fazer atividades físicas, que inclusive é parte importante do tratamento (veja acima). Porém, as mesmas atividades que podem ser benéficas, podem causar sobrecarga e piora das lesões, se forem feitas com erros na execução, intensidade ou planejamento.

Quais os alimentos que deve tomar?

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Condroitina. A condroitina também está presente na cartilagem, contribuindo para a hidratação, flexibilidade, elasticidade e proteção do tecido conjuntivo. É indicada para aliviar dores articulares, contribuir para a reconstrução da cartilagem e do líquido sinovial, assim como retardar a degeneração dos tecidos.

Embora seja composta de células e tecidos que estão a todo momento respondendo à estímulos, a cartilagem não pode se reparar devido à falta de vasos sanguíneos e devido à falta de um suprimento sanguíneo adequado no local para produzir e replicar novas células.

A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.

Também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou popularmente conhecida por “dor anterior no joelho”. O que ocorre é um “amolecimento” anormal da cartilagem articular da patela que pode evoluir para a quebra na sua integridade (rachaduras/fissuras) e perda de substância (falhas) até mesmo com erosões.

A causa do desgaste da cartilagem da condromalácia está intimamente ligada a maus alinhamentos entre a patela e seu trilho (tróclea) e a distúrbios biomecânicos como o valgo dinâmico, no qual existe uma falta de sincronismo entre a musculatura do quadril e do joelho, principalmente em descidas.

Qual a causa da condropatia patelar? A sobrecarga mecânica na articulação patelofemoral, ao longo do tempo, pode causar defeitos na cartilagem. O processo começa com um amolecimento da cartilagem, seguido de fissuras, podendo formar erosões.

Podem ser tratamentos adequados, dependendo da situação: medicações mais fortes para dor, injeção de medicações anti-inflamatórias no joelho, bloqueio dos nervos causadores de dor no joelho, proteção de carga com bengala, medidas analgésicas na fisioterapia.

Durante o período aguda da doença, ou seja, quando há dor e inflamação, é necessário que o indivíduo interrompa toda e qualquer atividade física.

"A orientação é diminuir atividades com sobrecarga e que envolvam muito esforço, como subir escadas, pois isso acaba sobrecarregando muito a articulação do joelho" recomenda o fisioterapeuta Peres.

Tratamento da condromalácia patelar exige fisioterapia
Mas na academia, com a ajuda de um profissional de educação física, ele pode fazer pequenas atividades de fortalecimento, como caminhadas na esteira e usar o elíptico, além de fazer natação e bastante alongamento.”

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Alimentação. Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de adquirir os nutrientes necessários para que as células cartilaginosas fabriquem o colágeno. Esses nutrientes estão presentes em proteínas de origem animal, como carne vermelha, frango, peixes, ovos, peito de peru, entre outras.

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

"A cavalinha reforça o tecido conjuntivo, ajuda na sustentação, ajuda a produzir colágeno, então ela auxilia tanto ossos quanto as cartilagens", explica Sansoni.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.