O que Putin quer em Chernobyl?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Além de aumentar a tensão do conflito, o objetivo da Rússia é controlar a produção energética ucraniana durante a guerra, segundo especialistas consultados pelo UOL. Chernobyl foi invadida pelos russos já na quinta-feira, dia 24, no início dos ataques ao território ucraniano.

Tropas de Vladimir Putin invadiram a região próxima da antiga usina, reacendendo temores de uma nova crise nuclear. Após cruzarem a fronteira de Belarus com a Ucrânia, o exército russo tomou a região onde fica o depósito de resíduos nucleares da usina.

O Ministério de Defesa russo declarou que o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia foi uma "provocação monstruosa" de sabotadores da Ucrânia. A informação é do porta-voz Igor Konashenkov. Segundo ele, a usina nuclear estava operando normalmente e sob controle dos russos desde o dia 28 de fevereiro.

A radiação poderia então vazar para o ambiente circundante. Se as pessoas fossem expostas a essa radiação, isso poderia causar graves impactos à saúde imediatos e de longo prazo, incluindo câncer. Isso foi visto em 1986 na Usina de Chernobyl, na Ucrânia - o local do pior incidente nuclear da história.

A radiação residual da usina permanecerá perigosa por séculos. Mas especialistas dizem que a ameaça de ser liberada por incêndios florestais, lançando plumas de material radiotivo na atmosfera, é potencialmente tão grande quanto os riscos representados pela guerra atual entre Rússia e Ucrânia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

A liberação de radiação atingiria a água do rio. O gás em função das condições atmosféricas poderiam ser espalhados a várias centenas e mesmo milhares de quilômetros, atingindo as aves e animais e populações ribeirinhas.

As usinas nucleares no Brasil
Um deles é a proximidade com o Rio de Janeiro e São Paulo, que facilita a transmissão da energia elétrica produzida para os grandes centros que precisam dela. Outro fator que pesou na decisão é a proximidade com o mar, cuja água auxilia no sistema de resfriamento das usinas.

A Ucrânia anunciou nesta quinta-feira (24) que as forças russas tomaram a usina nuclear de Chernobyl após uma batalha "feroz" no primeiro dia da ofensiva russa contra o país vizinho, que fez parte da extinta União Soviética.

Qual o nível de radiação em Chernobyl hoje? Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

“Uma simulação da Universidade de Princeton de um conflito entre os EUA e a Rússia, que começa com o uso de uma arma nuclear tática, prevê uma rápida escalada que deixaria mais de 90 milhões de pessoas mortas e feridas”, afirmou.

A vida média dos cães da zona de exclusão de Chernobyl é de apenas cinco anos, segundo o Fundo Clean Futures, organização não governamental que monitora e fornece assistência aos cães que vivem na Zona de Exclusão. O fato de que cães habitam esse lugar abandonado é bem conhecido.

Os sistemas de armas que estamos fornecendo, os ucranianos nos deram garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos no território russo. O diplomático realizou a afirmação junto ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

E a Rússia quer evitar isso a todo custo porque, segundo seu presidente, Vladimir Putin, o avanço da Otan até as bordas do seu território representa uma ameaça à sua segurança. Enquanto isso, a Otan afirma que qualquer país independente é livre para almejar a entrada na organização.

Os EUA e a Europa Ocidental uniram-se em 1949 na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Seis anos depois, URSS e o Leste Europeu constituíram o Pacto de Varsóvia. No caso da Otan, a finalidade da aliança era lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros.

No caso das plantas presentes na zona de exclusão de Chernobyl, elas criaram formas de proteger o próprio DNA da radiação. Elas alteram o próprio funcionamento químico para se tornarem mais resistentes e consertarem o dano causado.

Haverá muitas pessoas correndo para hospitais e para fora da área, o que será um problema: haverá confusão, e retirar pessoas no meio de uma guerra é extremamente difícil — disse Stoetzel à al-Jazeera.

Acidente nuclear
Um reator de Chernobyl explodiu em 1986, contaminando grande parte da Europa, mas especialmente Ucrânia, Rússia e Belarus. Conhecida como zona de exclusão, o território em um raio de 30 quilômetros ao redor da usina ainda está fortemente contaminado e é proibido firmar residência nesta área.

A Tokyo Electric Power Company é a maior usina nuclear do mundo. Localizada no Japão, ela possui capacidade líquida de 7.965MW, contando com 7 reatores de água BWR, com capacidade instalada bruta de 8.212 MW.

Um ataque a uma usina de energia nuclear pode levar à liberação de radioatividade equivalente a várias vezes o que foi liberado em Chernobyl. A realocação da população pode ser necessária para grandes áreas (de até 100.000 km2). O número de mortes por câncer poderia ultrapassar um milhão.