O que significa a altura do som?

Perguntado por: omota . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Sons altos são agudos e sons baixos são graves. O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som.

Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.

O decibelímetro é usado para medir a intensidade sonora.

Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora. É importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som.

1 Distância perpendicular de baixo para cima; profundidade; espessura. 2 Distância entre o ponto mais baixo e o ponto mais alto de alguma coisa ereta: Altura de um prédio, altura de uma árvore.

A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.

A intensidade é definida como a razão entre a energia transmitida por unidade de tempo por uma fonte sonora e a área atingida por essa transmissão.

O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis. Isso significa o nível da altura do volume, ou seja, quanto ele alcança! 30 DB, por exemplo, é um sussurro suave, enquanto 120 DB é o volume de uma banda de rock tocando.

Com o passar do tempo, uma pessoa exposta diariamente a sons muito altos pode ter a audição comprometida. Além disso, a longo prazo, o ruído excessivo pode causar gastrite, insônia, aumento do nível de colesterol, distúrbios psíquicos e perda da audição.

Pra te ajudar a escolher o aparelho de som ideal, olha só algumas dicas que eu separei:

  1. Comece pelo tipo de uso.
  2. Escolha a potência da caixa de som.
  3. Verifique se a caixa de som tem subwoofer.
  4. Observe as tecnologias que ela tem.
  5. Entenda a diferença entre frequência e decibéis.
  6. Coloque a caixa de som na melhor posição.

Em zonas residenciais urbanas, o limite é de 55 db de dia e 50 à noite. Em centros de cidades, o limite é 65 de dia e 60 à noite. Em áreas industriais, 70 db de dia e 65 à noite.

75 dB Carro Ligado – é o volume médio dentro de um carro com motor ligado, vidros fechados e carros passando perto. 70 dB – Aspirador Moderado. 60 dB – Conversação alta. 50 dB – Conversação normal.

Veja quais os limites estipulados pela OMS para preservação da saúde auditiva: Até 55 decibéis: Nível de conforto. Equivalente a uma rua sem muito trânsito.

Nível de ruído: 140 dB
Qualquer pessoa que more em áreas próximas à Mata Atlântica provavelmente já acordou assustada quando, no meio da noite, escutou um rugido super forte e alto, como o de uma onça.