O que significa dois reis?

Perguntado por: ahipolito9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis.

Os reis magos, de acordo com o que sabemos por meio da narrativa bíblica, são personagens que vieram do Oriente procurando Jesus – recém-nascido – para prestarem-lhe adoração e oferecerem-lhe presentes.

Ao estudar esse livro, os alunos podem aprender verdades que vão ajudá-los a entender a importância de adorar ao Senhor em Seu templo, casar dentro do convênio, fazer escolhas corretas e ouvir a voz mansa e delicada do Senhor.

Significado de Reis
substantivo masculino plural Aqueles que detêm o poder absoluto num reino: os reis monarcas.

Jeremias

Reis 1 e 2 – Conforme a tradição, escrito num único livro, que depois foi dividido. A autoria tradicionalmente é atribuída a Jeremias, com exceção do último capitulo de 2 Reis, que deve ter sido escrito por alguém que viveu na Babilônia, e não no Egito, onde passou seus últimos dias.

Em 2 Reis 4 vemos que o Senhor Deus usa a vida de Eliseu e por meio dele opera 5 milagres que alteram completamente o contexto em que ele está inserido. Tenho certeza que é o desejo de Deus fazer o mesmo em nossas vidas. O capítulo de 2 Reis 4 é abundantemente marcado pelo poder de Deus na vida de Eliseu, o profeta.

Em 2 Reis 3 vemos que o rei de Israel, Jorão filho de Acabe, é ameaçado pelo rei dos moabitas, e não tem força para derrota-lo. A única solução que ele enxerga é fazer aliança com Josafá, rei de Judá.

Na Bíblia hebraica, os dois livros de Reis estão reunidos num único livro assim como os dois livros de Samuel. Quando ela foi traduzida para o grego no século II a.C., Reis e Samuel foram reunidos numa obra em quatro volumes chamada "Livro dos Reinos".

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

Em Israel, a função principal do rei consistia em ser juiz da causa das categorias menos favorecidas, nomeadamente, de pobres, viúvas e órfãos.

Saul

Conforme a tradição judaica, Saul foi o primeiro rei de Israel, depois de uma sequência de juízes na liderança política, militar e religiosa. A transição para a monarquia, porém, não teria sido nada fácil.

1 Reis 1 Ouvir. Sendo, pois, o rei Davi já velho, e entrado em dias, cobriam-no de roupas, porém não se aquecia. Então disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei meu senhor uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele; e durma no seu seio, para que o rei meu senhor se aqueça.

Reis conta a história da nação de Israel, do momento em que o último juiz, o profeta Samuel, é usado por Deus para guiar o Seu povo, até a lamentável queda de Jerusalém, causada pelos exércitos da Babilônia.

Os dois livros de Reis mostram que cada rei é julgado de acordo com a sua fidelidade a Deus, ao passo que a desobediência e idolatria a imagens levam ao fracasso de toda nação, a fidelidade de seu rei leva ao progresso.

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.

Após a conclusão dos livros de 2 Reis e 2 Crônicas, o leitor deve iniciar as leituras dos livros de Esdras, Ester, Neemias e o restante dos livros proféticos, observando a seguinte ordem: Esdras 1—6 | Ler os livros de Ageu e Zacarias. Antes de entrar em Esdras 7 | Ler o livro de Ester.