O que significa ensinar na Bíblia?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

No hebraico bíblico, o aprendizado decorre do ensino e o ensino do aprendizado. É uma dialética que promove o bem-estar e o progresso da vida. Trata-se de um fértil diálogo em que discípulos e mestres, acentuadamente, aprendem para a prática da vida.

Como ensinar? Como condutores devemos saber que nossa maior senão única fonte de autoridade para ensinar, é o exemplo. Por isso Provérbios 22.6 diz: “ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

É a habilidade sobrenatural de comunicar claramente e esclarecer as verdades da Palavra de Deus, causando crescimento espiritual no Corpo de cristo. Embora ninguém possa apresentar um evangelho melhor que o da Bíblia, há pessoas que podem ensinar melhor esse evangelho. Esse é o dom de ensino.

Quando estamos a desenvolver as faculdades físicas de alguém, estamos a instruí-lo; quando estamos a desenvolver as faculdades intelectuais de alguém, estamos a ensiná-lo. Só quando estamos a desenvolver as capacidades morais de alguém é que estamos a educá-lo.

Ensinar: Surge no século XI, na língua francesa (enseigner), e no século XIII, na língua portuguesa; do baixo latim insignare, alteração de insignire, que significa indicar, designar, e que pode chegar a ser compreendido como “marcar com um sinal”.

O estudo das escrituras pode ajudar-nos a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo, dar-nos forças para resistir às tentações e fortalecer-nos em nossos desafios.

Em Timóteo 3,16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Com frequência, Jesus ensinava sua doutrina através de parábolas, histórias breves que encerravam ensinamentos. A parábola sobre o Filho Pródigo, por exemplo, fala da grande alegria de um pai, quando vê retornar à casa um filho que saíra a correr mundo.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Amar a Deus e ao próximo
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Aperfeiçoar é a arte de trabalhar em um material bruto e refiná-lo com melhorias, lapidação e esmero. É isso que o ensino da Palavra de Deus faz conosco. Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações.

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem. E é verdade: a gente está sempre aprendendo e ensinando.

A Palavra de Deus não muda, mas forma como a ensinamos muda. “Consagra o jovem no princípio de seu caminho para que, nem quando velho, ele seja persuadido a desistir dele” (Daniel Santos Jr.). “Consagra a criança de acordo com o caminho dela; até quando ficar mais velha, não se desviará dele.”

O Antigo Testamento mostra que há 23 ocorrências do verbo lamad no Qal, com o sentido de aprender; por outro lado, há 47 ocorrências no verbo no Piel, ensinar.

O “Novo Dicionário AURÉLIO” (1975), traz como significados para ensinar: “transmitir conhecimentos a”, “educar”, “instruir”, “lecionar”, “dar aula”, enunciados que nos situam no campo do discurso pedagógico.