O que significa vinho velho?

Perguntado por: asilveira8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

VINHO VELHO: é o vinho guardado em odres durante muito tempo para fermentar. O suco da uva quando envelhecido se torna mais forte (Josué 9.4). O fermente sempre foi símbolo da influencia do pecado (Marcos 8.15; I Coríntios 5.7,8).

Geralmente se interpreta o trecho indicando que Jesus estaria propondo uma nova forma de realizar as coisas. Jesus, desta forma, parece estar preocupado que tanto o "remendo novo" e o "vinho novo" quanto o "vestido velho" e o "odre velho" sejam preservados.

Os tintos de qualidade chegam entre 10 e 15 anos, e os brancos podem chegar a 6 anos. Já os vinhos de guarda, de safras especiais, podem ultrapassar os 50 anos de para maturação.

Não. Os defeitos do vinho causam o comprometimento de aromas, sabores e níveis de acidez. Esse processo afeta a degustação, mas isso não quer dizer que os rótulos com sabor alterado demonstrem um risco à saúde, até porque o álcool presente na bebida previne a formação de bactérias nocivas ao organismo.

Como já se sabe, certas sensações só podem ser proporcionadas por um vinho velho. A riqueza de aromas e sabores, decorrentes do processo de envelhecimento, das uvas e da qualidade da safra, oferece um toque muito especial a essa antiga e tradicional bebida milenar.

Para começar, podemos dizer que o vinho exerce uma espécie de canal entre nós (seres humanos) e o mundo espiritual/divino. Essa relação é mais antiga do que podemos imaginar. Isso porque, ainda na antiguidade, os gregos e romanos já cultuavam os deuses Dionísio (Grécia) e Baco (Roma) como as divindades da bebida.

Talvez o vinho seja uma espécie de “arquétipo”, para citar Carl Jung e seu livro O homem e seus símbolos, comum à toda humanidade, no qual esta bebida está definitivamente associada à vida eterna, à religiosidade e à fertilidade, elementos de crucial importância para o bem estar dos seres humanos.

O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.

Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.

Significado de odre
O odre era um recipiente feito de peles para guardar vinho (Josué 9:4,13; 1Samuel 16:20; Mateus 9:17; Marcos 2:22; Lucas 5:37-38), ou leite (Juízes 4:19), ou água (Gênesis 21:14-15,19), ou alguma bebida forte (Habacuque 2:15).

Sinta o aroma
A oxidação lenta pela qual um vinho tinto mais velho passa traz à tona os aromas terciários — os buquês, como dizem os especialistas. Logo, bebidas mais envelhecidas podem ter aromas mais marcantes e intrigantes, como defumados, frutos secos, trufas e, até mesmo, café, tabaco e couro.

Sou como vinho, quanto mais velho fico, melhor”. A frase comparativa já virou popular há tempos em nossa cultura. O que muitas pessoas podem não saber é que a máxima não é totalmente verdadeira.

Durabilidade (até uns 5 ou 6 anos)
São os que chamamos de tintos jovens, geralmente mais leves e frutados. Atualmente (novo mundo), em especial, esse tipo de vinho é maioria.

Quando a bebida estraga, as notas florais, frutadas, amadeiradas, entre outras dão lugar a cheiros que podem se assemelhar a vinagre, acetona, mofo e, até mesmo, papelão molhado. Por isso, não tem erro! Se você sentiu algum desses aromas incomuns em seu vinho, é sinal de que ele estragou.

Um vinho velho deve ser decantado 30 a 45 minutos antes de ser servido para dar tempo que este "respire". Se não quiser decantar os vinhos, abra-os sempre umas horas antes de os servir. Verá que os vinhos depois de "respirarem", abrem o seu bouquet e melhoram o paladar.