O que tem dentro de cupim?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo. Os insetos procuram seus nutrientes em materiais que contém celulose como madeira, papel, roupa e produtos de origem animal como couro, excrementos, entre outros.

Farelo de madeira
Os cupins de madeira seca produzem um resíduo marrom ou acastanhado. Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é do que cocô. É um sinal claro de que esses insetos estão em plena atividade.

Só que o organismo de um cupim não consegue digerir a celulose. Ele precisa da ajuda de parasitas que vivem no intestino. As bactérias produzem celulase, enzima que quebra as células vegetais. Protozoários ou fungos também podem viver no corpo do animal e aproveitar a celulose ingerida.

Será que a carne cupim faz mal? O cupim é um das partes do boi que apresenta o maior teor de adiposidade, ou seja, de gorduras, o que exige que o corte de carne seja consumido com moderação.

Riscos que os cupins apresentam
Incêndios: Devido a sua ação localizada também em fiações elétricas, pode causar um curto circuito que tende a evoluir para um incêndio. Riscos estruturais: Por conta da corrosão de materiais, principalmente os fabricados à madeira, representam perigo de desmoronamento destas estruturas.

Cupins são criaturas bastante sensíveis.
Longe da colônia, eles podem morrer afogados num jato d'água ou com a exposição à luz do sol. Já as ninfas – as “aleluias” que voam em torno da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns.

O pó são as fezes que os insetos liberam no caminho e, portanto, a presença do pó indica que algum objeto da casa abriga uma colônia de cupins. Como dificilmente são encontrados passeando pela casa, é importante ficar atento aos pequenos sinais para saber se você está convivendo com essa ameaça.

Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Nenhuma doença específica foi jamais ligada aos cupins ou suas infestações. Embora as infestações de cupins não causem doenças, elas podem causar graves reações alérgicas ou ataques de asma.

As larvas de cupins parecem uma versão menor das operárias e das ninfas; elas têm cabeça, pernas e antenas segmentadas. As de formigas parecem lagartas: não têm pernas ou olhos, nem parecem ter uma cabeça segmentada. Além disso, tem o corpo todo coberto de pelos.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos. Evite vazamentos e fontes de água no seu espaço.

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

Não tem nada de prejudicial na carne, exceto a quantidade de gordura. Por isso deve ser consumida com moderação.” O cupim, como toda carne do dianteiro do boi, não é composta apenas de gordura saturada.