Pode dar cupim em MDF?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Tanto MDF quanto aglomerado não recebem nenhum tipo de tratamento para evitar essas pragas. O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas.

Algumas pessoas têm difundindo a ideia de que o MDF e o MDP seriam resistentes ao ataque de cupins, mas isso não é bem verdade. O que realmente acontece é que o processo de prensagem utilizado na fabricação dessas chapas faz com que elas sejam expostas a um calor de cerca de 200°C.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Resistente e homogêneo, o MDF é consistente em termos de tamanho e espessura. Dentre as desvantagens, o MDF não pode ser exposto à água, sob risco de inchar e danificar. A resina sintética torna o MDF mais pesado.

Qualquer infiltração nos móveis em MDF pode estragar o acabamento da peça. Evite colocar panos e toalhas molhadas em cima, principalmente se eles já estiverem em áreas de risco. A água penetra na fibra e provoca irregularidades e deformação em sua superfície. Onde tiver móveis em MDF, não pode ter sol.

Recomenda-se a utilização de lustra-móveis somente à base de silicone incolor, pois, além de limpar, fornece uma camada protetora.

Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins
Tanto MDF quanto aglomerado não recebem nenhum tipo de tratamento para evitar essas pragas.

Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças. Outra alternativa é a utilização de fórmulas atóxicas que espantam esses bichinhos.

Tanto o MDF quanto o MDP são boas soluções no quesito durabilidade, o fator principal para resistência do material, se diferencia pela aplicação de cada um. O MDP é um material mais resistente a empenamento ocasionados pela umidade ou calor, além de oferecer mais resistência para montagem e desmontagem dos móveis.

Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Em móvel: em pequenos focos de cupins, como em móveis, é recomendado fazer a aplicação de óleo de laranja. Ele é bastante eficaz, porque quando entra em contato com os cupins, já é capaz de matá-los. Basta borrifá-lo na peça e pronto.

A revoada de cupim dá-se no início da noite, quando as luzes das casas começam a ser acesas. É que os bichinhos são atraídos pelas luzes ultravioletas – onda de luz emitida pelas lâmpadas – e invadem os lares em bando. Quando já há uma infestação, no entanto, um especialista deve ser acionado.

Lavanda. Os cheirinhos são belos aliados para deixar essas pragas longe da sua casa, né? Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda na água que você usa para borrifar a roupa antes de passar. Se preferir, também pode montar sachês com o aroma e espalhar pela casa.

Por que a revoada ocorre? Porque os cupins reprodutores, machos e fêmeas, deixam a colônia para acasalamento. Eles criam asas e voam na busca de parceiros. Os casais, já no solo, procuram um local para formar a nova colônia.