Porque cupim voa na chuva?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Estes insetos saem de seus habitats para um objetivo, a dispersão e fundação de novas colônias que geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa.

Porque os cupins reprodutores, machos e fêmeas, deixam a colônia para acasalamento. Eles criam asas e voam na busca de parceiros.

Na fase adulta, os cupins ganham asas e são popularmente chamados de aleluias (siriris). Nesse estágio, o inseto sai do cupinzeiro, voa e se reproduz. Depois, perde as asas e morre. Então, a presença de insetos voadores ou de asas de cupim pela casa pode indicar o início de uma infestação.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

4 dicas de como acabar com cupim de casa

  • Observe os móveis de madeira da casa para encontrar os cupins. ...
  • Aposte em soluções com vinagre e óleo de laranja para eliminar o cupim de casa. ...
  • Invista em inseticida líquido para acabar com o cupim de casa. ...
  • Acabe com focos de umidade para afastar os cupins.

Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

A revoada de cupim dá-se no início da noite, quando as luzes das casas começam a ser acesas. É que os bichinhos são atraídos pelas luzes ultravioletas – onda de luz emitida pelas lâmpadas – e invadem os lares em bando. Quando já há uma infestação, no entanto, um especialista deve ser acionado.

Os cupins ou térmitas são considerados de extrema importância por atuarem na decomposição de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e aeração do solo. O principal dano causado pelos cupins é decorrente de sua capacidade de digerir celulose, atuando como praga em diversas culturas e também nos meios urbanos.

Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.

Conheça os principais sinais que indicam que seu imóvel pode estar infestado por cupins:

  1. Pequenos montes de granulados espalhados pelo imóvel. ...
  2. “Túneis” dos cupins. ...
  3. Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos. ...
  4. Sujeira e pó do drywall ou gesso. ...
  5. Sinais semelhantes aos de infiltrações.

Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções. É muito simples distinguir se uma determinada infestação é causada por cupins que nidificam dentro da madeira ou por aqueles que nidificam em ninhos independentes.

“Têm algumas poucas espécies que chegam a comer madeira viva, algumas outras comem madeira seca bem dura, outras que se alimentam de madeira já em decomposição, e tem uma diversidade grande de cupins que se alimentam de húmus.

Na terra: o pó antipulgas, piolhos e carrapatos é um excelente exterminador de cupins no solo. Você pode colocá-lo diretamente no foco que se encontra na terra. Os cupins carregam o pó para dentro do ninho, acabando com toda a colônia.