Onde colocar Santa?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1161).

Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo. Folhetos e santinhos não são objetos de devoção em si, logo o descarte aqui mencionado não se aplica a estes objetos.

Arcanjo Miguel, o guardião da casa
Também é colocado nos quartos para vigiar o bom sono.

- Um altar pode ser montado no quarto de uma pessoa solteira, sem problema. Se preferir, coloque dentro de um oratório. - Já no quarto de casal, ele deve ficar separado do ambiente do quarto por um biombo ou colocado dentro de um oratório. - Os melhores locais para um altar são os cômodos mais reservados na casa.

“Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

Existe um costume muito antigo na Igreja Católica de cobrir as imagens dos santos no quinto domingo da quaresma, dia este que também é conhecido como primeiro Domingo da Paixão, sendo este o Domingo de Ramos, em que se dá o início da Paixão de Cristo, quando os ícones e imagens sacras devem ficar cobertos até a noite ...

Ele pode ser colocado na sala ou na cozinha, próximo à porta de entrada. Também é colocado nos quartos para vigiar o bom sono.

No Código de Direito Canônico (1171) diz que, as coisas sagradas “sejam tratadas com reverência, e não se empreguem para uso profano ou não próprio a elas, mesmo que pertençam a particulares”. Mas, uma imagem ou um objeto de devoção só terá o seu pleno valor na inteireza do sinal.

E os objetos sagrados danificados? Quando benzidos e destinados ao culto divino ou à veneração, todo objeto sagrado deve ser tratado com reverência. Dessa forma, não podem ser usados de maneira profana ou imprópria.

Por isso coloca-se o crucifixo na porta, para quando Nossa Senhora passar abençoar o lar, tirar o agouro e mau olhado.”; “Coloca-se a cruz nas portas de entrada e de saída.

Já terços e imagens podem ser objetos de devoção, principalmente se estiverem bentos, aí se deve ter zelo para com eles, e se não puderem cumprir com o seu fim, devem ser devidamente destruídos e ter seus restos depositados em local apropriado.

Sendo assim, as imagens sagradas não podem ser consideradas do próprio Deus, muito menos “mágicas”. “Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja.

São Jorge

São Jorge protegendo a entrada
É muito comum ter na frente das casas ou sobre a porta de entrada a imagem de São Jorge. Ao santo guerreiro é passada a missão de defender os moradores da casa de qualquer mal.

Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora, protetora dos cristãos e do lar.

# Nossa Senhora Aparecida
Mesmo que Nossa Senhora Aparecida não tenha uma ligação tão clara com as crianças, por sua data, ela figura entre os santos protetores das crianças.

Na parede de casa
Eles ficam ótimos na entrada, portas e acima da cama, como símbolo de proteção. Pra espalhar ainda mais o amor e fé que esse símbolo tem, vale apostar na decoração religiosa em corredores, perto dos quartos.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço.

Para o seu altar você pode usar qualquer flor de cor vermelha, como a rosa, o Hibisco (Jaswanti), a Flor de Lótus, o Cravo, o Jasmim e Folhas fitoterápicas.