Onde fala de barro na Bíblia?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

7 E aformou o Senhor Deus o homem do bpó da terra, e soprou em suas narinas o cfôlego da vida; e o dhomem foi feito ealma vivente. 8 E plantou o Senhor Deus um jardim no aÉden, a oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

2Coríntios 4:7-12 NVT. Agora nós mesmos somos como vasos frágeis de barro que contêm esse grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados por aflições, mas não esmagados.

A majestade de Deus é magnificada quando o vemos através da lente da criação ex nihilo (a partir do nada). Deus ordena ao nada, e ele obedece e se torna algo.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

Isaías 45:9-13 NVI
“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: 'O que você está fazendo? ' Será que a obra que você faz pode dizer: 'Você não tem mãos?

4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem aolho viu um Deus, além de ti, que opera em favor daquele que nele espera.

Isaías entendeu a necessidade de reconhecer e abandonar os seus pecados. Isaías é purificado pela glória de Deus, pois reconhece seus pecados. Isaías está envolvido com a glória de Deus, e é totalmente quebrantado e com desejo imenso de atender a vontade de Deus.

25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

"Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2Co 4.7) Muitas vezes, desprezamos o vaso de barro, porque ele parece insignificante, frágil, limitado. Mas, nesse vaso de barro, habita um poder que o próprio Deus nos deu.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

Pensamento: Deus está trabalhando em nós para conformar nosso caráter e vontade ao caráter e vontade dele. Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

Amassar o barro: Aquilo que antes era visto como torrões seco e duro, agora será umedecido com água, depois pisado e ainda amassado pelo oleiro. No processo de amassar aparecem mais sujeiras. Todo barro traz algum tipo de impureza, não obstante o lugar onde foi apanhado.