Onde o funk é mais consumido?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Entre 2016 e 2018, o consumo de playlists dessa categoria na plataforma cresceu 3.421% fora do Brasil. Além da notoriedade na América Latina, o gênero tem se destacado em países da Europa ; como Portugal e Inglaterra ; e nos Estados Unidos.

Spotify aponta que funk é o gênero musical mais popular na capital paulista; trap se destaca | POPline.

O funk se popularizou em festas, academias, programas de televisão e em todos os cantos possíveis. E todo esse alvoroço foi causado pela produtora Furacão 2000, responsável pelos maiores sucessos da época e pela propagação do funk no Brasil.

Entre os países que mais consomem funk, além do Brasil, estão: Portugal, Estados Unidos, Itália, França e Argentina.

Ele teve as primeiras origens no Rio de Janeiro nos anos 70 com a chegada do funk americano e, com influências do miami bass, rap e outras experimentações que o gênero adquiriu ao longo do tempo, se tornou um dos principais ritmos do país, estando presente nas músicas mais escutadas, rompendo barreiras sociais e ...

Segundo: muitos intelectuais de esquerda enxergam como manifestações populares ricas aquelas mais folclóricas, ou mesmo o rap, por conta de suas letras engajadas. O funk é visto como uma música pobre em termos de qualidade, descartável, um gênero imposto goela abaixo pela indústria cultural.

O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros. Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.

O funk brasileiro tem feito sucesso internacionalmente. De acordo com uma pesquisa do Spotify, divulgada nesta quarta-feira (30/5), o consumo de playlists que tocam o gênero musical cresceu 3.421% fora do país desde 2016. O dado para o crescimento mundial, incluindo o do Brasil, é de 4.694% nos últimos dois anos.

Os estilos musicais preferidos são o Pop, o Sertanejo e a MPB, todos com quase 50% de aprovação entre os consumidores nacionais. O Funk tem seus fãs, mas no geral é o que menos agrada, com apenas 20%.

MC Don Juan – 8.516.397M. 2º MC Ryan SP – 8.089.345M. 3º MC Kevin o Chris – 6.979.691M.

Em 2021, Anitta foi poderosa e levou o funk para a Times Square, em Nova York, EUA. Ela se apresentou no Réveillon, durante quase seis minutos.

O marco do surgimento do gênero no Brasil é setembro de 1989, quando foi lançado o LP Funk Brasil, do DJ Marlboro, pela Poligram.

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960.

Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.

“O funk permite múltiplas opções de negócios com qualquer área comercial ou industrial, já que o público vai de cinco a 50 anos, entre classes sociais diversas”, explica Afonso Marcondes.