Onde os Pretos Velhos atuam?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

No plano espiritual, cuidam das crianças que desencarnaram antes de seus pais, e dos animais domésticos. Os Pretos-Velhos podem ser agrupados naqueles de Angola, Luanda, Guiné, Congo ou Aruanda. Não se trata de segmentação geográfica, mas fundamentos nos campos de atuação.

Na Umbanda, não só os sacerdotes como também espíritos de muitos desses africanos que se tornaram notáveis em suas lutas, são venerados na linha das almas ou Pretos Velhos. Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Modo de Usar: Ferva 300 ml de água e acrescente as ervas, aproximadamente 1/3 do pacotinho. Tampe e abafe por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e acrescente com água do chuveiro. Após o banho tradicional, finalize jogando do pescoço para baixo e mentalizando a limpeza do corpo sutil.

Dia de Preto Velho: seu dia é segunda-feira e se comemora em 13 de maio. Oferenda para Preto Velho: café, fumo, bolo de fubá.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.

Pretos Velhos levam a força de Zambi a todos que buscam aprender a encontrar sua fé, sem julgar ou colocar pecado em ninguém, mostrando que somente o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo, poderá mudar sua vida e seu processo de ciclos reencarnatórios, aliviando os sofrimentos cármicos e elevando o espírito.

* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega. Os banhos de ervas desempenham um papel fundamental no axé, trazendo limpeza, proteção, equilíbrio e renovação de energia ao nosso corpo espiritual, além de promoverem o relaxamento físico e mental.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Por isso que a gente pede para não ingerir carnes antes da gira. E por que 24 horas? Esse é o tempo mínimo para que organismo possa eliminar os resíduos energéticos do alimento. Então, esse é o primeiro preceito: não consumir carne.

Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Dia 13 de maio

Dia 13 de maio é dia de preto-velho na umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, espíritos de antepassados.

Os Pretos-Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana; são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Trazer paz
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.