Quantos IPTU atrasado pode ser leiloado?

Perguntado por: upaiva8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

No entanto, muitas vezes devido ao volume e estrutura da receita e órgãos federal, estadual e municipal podem demorar até o último dia para ingressar com ação de execução da dívida, na data limite dos cinco anos, em razão da prescrição da dívida neste período.

Além da multa, dos juros e da atualização monetária, ainda haverá a cobrança dos valores referentes a um processo judicial, como as custas e os honorários judiciais. Caso não haja o pagamento, o imóvel será levado a leilão e o contribuinte perderá o seu imóvel, ainda que ele seja o único bem da família.

Ou seja, IPTU, IPVA e Imposto de Renda podem prescrever, sim. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até 5 anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

O prazo de prescrição para a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano é de cinco anos, contando a partir do dia da constituição do débito. Caso esse prazo seja ultrapassado sem que o devedor seja citado, a dívida é prescrita.

Dívidas do IPTU
Muitas pessoas não sabem, mas deixar de pagar o IPTU também é um dos motivos que podem fazer seu imóvel ir a leilão. O prazo para que isso aconteça é de 5 anos a partir do primeiro dia de atraso. Depois desse período, o proprietário será notificado a respeito do débito.

A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva e se interrompe: - pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; - pelo protesto judicial; - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; - por qualquer ato inequívoco, ...

Vimos, neste artigo, que a moradia se trata de um direito básico de todo cidadão brasileiro e embora a pessoa esteja endividada e o valor cobrado judicialmente, o único imóvel da família não pode ser penhorado.

Significa que a Prefeitura entrou com ação de execução fiscal contra o devedor. Se for o seu caso, procure a Prefeitura para pagar o débito, ou, na impossibilidade de fazê-lo à vista e não havendo um período de anistia fiscal em seu município, aguarde o chamamento da Justiça e tente negociar um parcelamento.

Como conseguir descontos no IPTU 2022 atrasado?

  1. O contribuinte deve ficar atento ao calendário no portal da prefeitura, por meio dele, você saberá se receberá o desconto;
  2. O desconto é de 10% em cima do valor que já está com juros e multas pelo atraso do pagamento do IPTU.

O pedido de isenção do IPTU 2022, pode ser solicitado diretamente na prefeitura da sua cidade ou de forma virtual. Confira como realizar o pedido das duas formas: Pessoalmente na prefeitura: o cidadão deverá ir à prefeitura, lá basta informar que deseja pedir isenção do imposto.

Para pedir isenção do IPTU 2022, basta entrar em contato com a prefeitura. Mas você sabia que o pedido pode ser feito virtualmente?
...
Os documentos exigidos para fazer a solicitação de isenção, são os seguintes:

  1. Comprovação de renda;
  2. Registro do imóvel;
  3. RG;
  4. CPF;
  5. Cartão do benefício;
  6. Cópia do contrato do imóvel.

A extinção da dívida ativa pode ocorrer pela ocorrência da prescrição do débito, situação que o próprio devedor pode requerer na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para que os seus débitos sejam excluídos do sistema.

Para ter direito à isenção total ou parcial do IPTU, contribuintes com mais de 65 anos, aposentados e pensionistas-viúvos, cidadãos com deficiência e/ou beneficiários de renda mensal vitalícia devem realizar a solicitação no mês de março, conforme calendário a ser divulgado.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel.

O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel. Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o prazo precriscional é de cinco anos , contados da data de constituição definitiva dos créditos.

Atualmente, o imóvel de família é, em regra geral, impenhorável. Esse bem só pode ser usado como garantia do financiamento do próprio imóvel e leiloado em caso de inadimplência do financiamento imobiliário. Outros casos de penhora dependem de decisão judicial e do valor do imóvel.

A lei prevê que, sempre que houver alguma inconsistência na avaliação dos dados que determinam o valor a ser pago de IPTU, uma cobrança compensatória deverá ser realizada. Nesse caso, são os IPTUs retroativos e eles podem vir cobrando valores de até 5 anos anteriores ao exercício atual.

Imóvel com valor muito acima da dívida não pode ser leiloado, diz TJ-TO. Em respeito ao princípio da menor onerosidade para o devedor, não se pode fazer leilão de bem com valor muito superior ao da dívida.