Onde tem mais água doce no mundo?

Perguntado por: dfreitas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Brasil. Sim! Nosso país lidera o ranking dos países mais ricos em água doce do mundo e isso é motivo de orgulho. Contamos com o total de 8.233 km³ de água própria para o consumo por ano, e a maior parte está concentrada na Amazônia.

Água espacial
Duas equipes de astrônomos descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, o equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água dos oceanos da Terra, está ao redor de um enorme buraco negro do tipo quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.

Distância entre o Água Doce e as principais cidades

A cidade mais próxima de Água DoceCuritiba: 287 km
A cidade mais longe de Água DoceFortaleza: 2938 km

Rio Amazonas

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo.

A Rússia tem mais de 20% dos recursos mundiais de água doce (sem geleiras e águas subterrâneas). O país é banhado por 12 mares de três oceanos, além de ter um mar interior, o Cáspio. Ele tem mais de 2,5 milhões de rios e mais de 2 milhões lagos.

Entre os países com escassez de água, destacam-se as nações situadas no Oriente Médio, uma região com muitos desertos e pouca disponibilidade de recursos hídricos, além de algumas regiões da África, da Ásia e também das Américas.

  • Geleiras. Dentre todos os reservatórios de água do mundo, as geleiras são as principais fontes de água doce do mundo. ...
  • Lagos e rios. Lagos e rios são a segunda maior reserva de água doce do mundo. ...
  • Depósitos subterrâneos. ...
  • Umidade relativa do ar. ...
  • A distribuição de água no Brasil. ...
  • Água de qualidade para o consumo é fundamental.

As principais fontes para matar a sede dos bilhões de seres vivos no mundo são: as águas subterrâneas, captadas por meio da exploração de poços; as águas de superfície, que englobam desde lagos e rios até a umidade do solo; e a água presente na atmosfera.

Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.

O levantamento mostra que mais de 80% da disponibilidade hídrica está concentrada na região hidrográfica amazônica. “O Brasil tem uma grande reserva de água doce, mas a distribuição é bastante desigual.

O Aqüífero Guarani é talvez o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná – Brasil, Paraguai e Uruguai – até a Bacia do Chaco – Paraná na Argentina, principalmente.

Falta de manejo adequado e uso sustentável dos recursos naturais contribuem para a escassez de água no Brasil e no mundo.

O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.

Brasil, Colômbia e Peru lideram lista de países com mais água no mundo.

Segundo o novo cálculo, publicado em artigo na revista “Nature Geoscience”, o Nilo tem 30 milhões de anos – cerca de seis vezes o tempo que se pensava anteriormente.

Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, não é apenas o desenvolvimento econômico-social e a nossa rotina que ficam comprometidos, mas também a nossa própria sobrevivência. Só existimos porque há água na Terra. Por isso, a disponibilidade desse recurso é uma das principais questões socioambientais do mundo atual.

Água salgada na Amazônia: conheça cinco praias de mar que vale a pena visitar no Pará

  1. Praia Marudá (Marapanim)
  2. Praia de Crispim (Marapanim)
  3. Praia de Algodoal (Maracanã)
  4. Praia do Atalaia (Salinópolis)
  5. Praia do Farol Velho (Salinópolis)

O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, constituindo 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Existem 83 rios fronteiriços e transfronteiriços, assim como bacias hidrográficas e aquíferos. As bacias hidrográficas transfronteiriças ocupam 60% do território brasileiro.

Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92. Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil.

Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água. Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.