Para que serve o calendário do ano?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias.

A origem do calendário remonta aos tempos da Pré-História. Ele surgiu pela observação do homem acerca do nascer e pôr do Sol, além das diferentes fases da Lua. Basicamente, foi olhando o céu e os astros que o ser humano viu a necessidade de medir um período de dia, mês e ano.

Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à leitura, escrita e interpretação de textos. Eles deverão compreender as informações contidas no calendário e relacioná-las com datas específicas.

No primeiro dia de cada mês (ou um dia antes do início) organize as crianças em um círculo, lhes apresente apenas as quadrículas dos dias e solicite auxílio para organizá-las em ordem numérica crescente. Depois disso, todos podem recitar a sequência numérica à medida em que os números forem apontados.

Usamos o calendário para saber em qual dia da semana, mês e ano estamos. Existem também calendários que informam datas comemorativas e fases da lua.

Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium, "livro de registro", que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano.

Em torno do ano 44 antes de Cristo, o imperador Júlio César, com a ajuda de matemáticos egípcios, criou um calendário solar, que era quase igual ao que usamos hoje, com 12 meses de 30 dias, onde no final do ano eram adicionados mais cinco dias, totalizando 365 o ano.

Calendário Gregoriano

No dia 24 de fevereiro de 1582, o Papa Gregório XIII decretou uma mudança na contagem do tempo. A alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas”. O documento criou o Calendário Gregoriano, para ajustar o ano civil ao ano solar, período que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol.

Para trabalhar com o calendário em sala de aula, é necessário saber a sua estrutura, isto é, ele se assemelha a uma tabela, apresentando linhas e colunas. Os calendários indicam os dozes meses do ano, e os dias estão organizados em ordem crescente.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Forneça a cada dupla uma folha com as perguntas-guia impressas (ou escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem) e um calendário gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) de um ano completo.

Explore os meses do ano, os dias da semana e a quantidade de dias de cada mês. Pergunte quais equipamentos eletrônicos possuem calendário, como os celulares, por exemplo. Propósito: Compreender que o calendário nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, bem como o seu uso social.

Use uma combinação entre agenda diária, semanal e mensal
Experimente uma mistura de calendários para encontrar a combinação que funciona melhor para você. Afinal, é importante definir tarefas de curto, médio e longo prazo. Além disso, suas metas diárias serão muito diferentes de seus objetivos mensais.

calendário gregoriano

Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano.

Calendários: veja 8 tipos pelo mundo

  • Calendário Gregoriano. Olha, esse é o nome do calendário usado aqui no Brasil e na maioria dos países. ...
  • Calendário Juliano. O Calendário Juliano também foi criado pelos cristãos, mas os ortodoxos. ...
  • Calendário Etíope. ...
  • Calendário Chinês. ...
  • Calendário Judaico. ...
  • Calendário Islâmico. ...
  • Calendário Maia.

O calendário juliano dividiu os 365 dias em 12 meses e, por não ser uma divisão exata, alguns meses ficaram com 30 dias e outros com 31. Algumas regras definidas pela Astronomia foram adotadas, como cada mês abranger as quatro fases da Lua.

Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses.

A pergunta não é tão simples quanto parece. Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Os gregos foram os primeiros a tentar datar o Ano Um. Eles pesquisaram em seus arquivos e decidiram que o Ano Um deveria estar ligado a um evento de importância cultural. Portanto o Ano Um se estabeleceu no primeiro ano que os Jogos Olímpicos foram realizados. Para nós, isso é 776 a.C., mas para os gregos é o Ano Um.

1- Calendário Gregoriano
Este é o nome oficial do calendário usado ainda hoje pela maioria os países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII, em fevereiro de 1582. Porém, sendo criado como marco inicial o nascimento de Jesus Cristo, suas motivações não foram religiosas religiosas.