Para quem Paulo escreveu Romano 8 e porquê?

Perguntado por: pcorte2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para quem e por que esse livro foi escrito? A epístola aos romanos é dirigida aos membros da Igreja em Roma (ver Romanos 1:7). A origem da Igreja em Roma é desconhecida, mas provavelmente data logo depois do dia de Pentecostes, quando os judeus visitantes de Roma ouviram Pedro pregar (ver Atos 2:10).

A Carta de Paulo aos Romanos foi escrita provavelmente em 57 d.C. Na cidade de Corinto, pouco antes da visita do apóstolo à Jerusalém.

A Epístola aos Romanos, geralmente referida apenas como Romanos, é o sexto livro do Novo Testamento. Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo.

A CARTA que o apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Roma é um texto excepcionalmente rico de conteúdo. Com efeito, ali ele exprime a potência do Evangelho na vida de cada pessoa que o acolhe, a revolução trazida por este anúncio: o amor de Deus nos liberta!

Cada palavra dessa frase é densa de significado. Paulo proclama que, principalmente como cristãos, conhecemos o amor de Deus e estamos conscientes de que cada experiência humana faz parte do grande projeto divino de salvação.

Em Romanos 8:28 Paulo expõe uma profunda e consoladora verdade para o crente genuíno, "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". A vida do cristão assemelha-se ao mecanismo de um relógio.

O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1).

Ou seja, todo sofrimento, dores, privações, angústias, preço pago por ser justo, preço pago por revelar o amor de Deus não é em vão, não é sem sentido, não é sem propósito. Nenhuma pessoa santa, separada, deixou de passar por privações, nenhum santo homem ou santa mulher deixou de ser provado ou provada.

A Epístola aos Romanos é a carta mais longa escrita pelo Apóstolo Paulo, além de ser considerada por muitos como a mais grandiosa. Ela contém a mais completa explicação de Paulo sobre a doutrina da justificação pela fé em Jesus Cristo, e não pela obediência à lei de Moisés.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

A Epístola aos Romanos foi escrita no tempo da permanência de Paulo na Grécia, ao término da terceira viagem missionária (At 20.2), ditada a Tércio (Rm 16.22). Há uma sugestão de que a carta foi enviada de Corinto, em casa de Gaio, que “hospeda a mim e a toda a igreja” (Rm 16.23, cf. 1Co 1,14-15).

2 – Local e data: Carta aos Romanos
Paulo escreveu aos romanos provavelmente entre os anos 56 e 57 d.C, quando se encontrava na cidade próspera de Corinto, capital da província romana de Acaia, no território da Grécia.

As cartas gregas foram no total de 21 cartas sendo o Apostolo Paulo responsável por 13 (Romanos à Hebreus) que levaram o mesmo nome dos destinatários cidadãos ou líderes que pertenciam a igreja local. As cartas tinham como propósito a educação e a formação teológica da nova comunidade.

Originariamente, os Romanos são o resultado da fusão, a partir do século VIII a. C. de populações nativas das colinas de Roma (Palatino e Capitólio) e dos Latinos (do Lácio, ou Latio) e Sabinos (do norte da cidade de Roma).